Governo sofre desgaste sobre revisão dos investimentos na educação

Assim como a derrota acachapante no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14), quando foi aprovada a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar nesta quarta-feira (15) na Casa os cortes na educação, o governo Bolsonaro sofreu desgaste também após desmentir aliados que estiveram com o presidente e ouviram dele, em conversa com o ministro por telefone, que os cortes seriam revistos.

Bolsonaro 100 dias - Antonio Cruz/Agência Brasil

Em entrevista ao blog de Andréia Sadi, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que os líderes “fizeram confusão” ao entenderem que o governo de Jair Bolsonaro iria suspender o contingenciamento da Educação.

“Para que o dólar não acordasse hoje a R$ 4, eu e o ministro Abraham logo desmentimos (…) É uma ação preventiva, muitos deputados queriam levar alguma vantagem para dizer que haviam suspendido corte na Educação", disse Onyx.

Os deputados reagiram acusando o governo de mentir. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) ironizou questionando se Bolsonaro enganou os líderes da sua base. Ela lembrou um questionamento feito pelo deputado Capitão Wagner (PROS-CE) sobre o presidente ter forjado a ligação na frente deles.

“Bem, parece que o governo recuou do recuo, batendo o próprio recorde de tempo entre uma burrada e outra. Já disse e repito: é um governo antidemocrático, quer ser governo fazendo oposição o tempo todo”, afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), autor do requerimento de convocação do ministro.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) classificou o episódio como desastre. “Nem o governo se entende”, disse ela, após nota da Casa Civil ter desmentido o líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (GO).