Maranhão: aula pública em defesa das Ciências Humanas

O Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, promove nesta sexta-feira (10) evento intitulado “Aula pública unificada em defesa da Filosofia, da Sociologia e das Humanidades”. 

t

O evento, que ocorre no Centro Odylo Costa Filho a partir das 17:30h, reunirá importantes nomes das áreas de Ciências Humanas, todos eles acadêmicos das universidades Federal e Estadual do Maranhão.

A iniciativa do “aulão das Humanas”, como vem sendo chamado o evento, surgiu das críticas feitas aos cursos de Filosofia, Sociologia e Ciências Humanas pelo presidente Jair Bolsonaro e por seu ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na visão do presidente, é preciso redirecionar os investimentos feitos nessas áreas para cursos que deem “resultado imediato”.

Segundo Fábio Palácio, presidente da Fundação Maurício Grabois e um dos palestrantes da aula, a fala do presidente revela grande desconhecimento sobre a importância dessas áreas. “Tornou-se necessário dialogar com a sociedade para explicar o impacto que possuem disciplinas como a Filosofia e a Sociologia para o desenvolvimento humano e a formação integral de cidadãos críticos e competentes.”

A fala mais aguardada do encontro é a do professor aposentado de Filosofia do Direito da UFMA Agostinho Ramalho Marques Neto. Além dele, também ministrarão a aula os professores Zilmara de Carvalho (Depto. Filosofia UFMA); Arleth Borges (Depto. Ciências Sociais UFMA); Fábio Palácio (Depto. Comunicação UFMA); Francisco Valdério (Depto. Filosofia UEMA); Henrique Borralho (Depto. História UEMA); Ilse Gomes (Depto. Ciências Sociais UFMA), e Zulene Barbosa (Depto. Ciências Sociais UEMA).

Pouco antes da aula pública, uma concentração estudantil está marcada para as 15h na Praça Joãozinho Trinta (antiga estação Refesa). Os estudantes sairão em passeata até o aulão, na Praia Grande.

Serviço

O quê: Aula pública unificada em defesa da Filosofia, da Sociologia e das Humanidades
Quando: 10/05 (sexta-feira), às 17:30h
Onde: Centro Odylo Costa Filho (Reviver)