Paulo Guedes foge de pergunta de Perpétua Almeida (PCdoB-AC)

Ministro perde a estribeira e invoca episódio da farsa do "mensalão".

u

Ao falar na Comissão Especial da Câmara que analisa a prposta de "reforma" da Previdência Social, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi questionado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) sobre seu envolvimento com fundos de pensão e se irritou. A pergunta teve como base documentos de fundos de pensão, sob análise do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, que mostrariam atuação do ministro como uma espécie de fiador de negócios suspeitos de fraude, feitos por uma de suas empresas com entidades de previdência patrocinadas por estatais.

Assim que teve a oportunidade de responder os questionamentos, ele direcionou ataques a outro deputado da oposição, o petista José Guimarães (PT-CE), que não havia questionado sobre o assunto nem estava na Comissão, no momento da pergunta de Perpétua. "Estou sendo ameaçado de crime de responsabilidade, estão entrando no Google para pegar coisas minhas, mas não vou reagir nem à ameaça nem à ofensa", disse, antes de reagir. "Eu não posso ser acusado do que vários companheiros da deputada (Perpétua) estão sendo investigados. Se eu 'googlar' por 'dinheiro na cueca', eu vou achar alguma coisa também, né, (José) Guimarães? Depois das 18 horas, a baixaria começa, é o padrão da casa. Já entendi o padrão", rebateu.

Pedido de desculpas

O episódio citado por Guedes faz referência a uma notícia de 2005, no auge da histeria da farsa do "mensalão", até hoje não explicado pelos acusadores. A ironia exaltou os ânimos na Comissão. Deputados do PT e da oposição se levantaram e começaram a exigir desculpas do ministro. O presidente da Comissão Especial, Marcelo Ramos (PR-AM), pediu que Guedes se contivesse em suas respostas.

O deputado José Guimarães ficou sabendo do ocorrido, voltou à Comissão e pediu a palavra. "Ministro, sempre mantive com meus pares muito respeito. Eu fui inocentado nesse episódio dos dólares na cueca. Não pega bem para um ministro falar isso, o senhor deveria ter mais zelo pelo cargo. Peço que o senhor, que vossa excelência, reflita sobre isso", disse Guimarães. Após a fala de Guimarães, Paulo Guedes reconheceu o "erro" e pediu desculpas ao deputado José Guimarães, se dirigindo até a cadeira onde estava o parlamentar.

As informações são do jornal Valor Econômico