De Olho no Mundo, por Ana Prestes

 Um resumo diário das principais notícias do mundo.

Por Ana Prestes





Paulo Cordeiro de Andrade Pinto - Foto: José Cruz/Agência brasil

O Brasil perdeu um grande diplomata. Morreu ontem em acidente de carro na Itália o Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, que atuava como Embaixador do Brasil no Líbano. Além dele, morreram sua esposa e o motorista do táxi que os transportava. Cordeiro teve papel de destaque nas relações internacionais do Brasil principalmente quando foi subsecretário para Assuntos de Oriente Médio, África e CPLP do Itamaraty e como embaixador do Brasil no Haiti em um momento crucial daquele país, em 2006, quando se iniciou a presença de tropas brasileiras na missão de paz da ONU, a Minustah. O Embaixador Paulo Cordeiro estava de férias na Itália com a esposa.

Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, se encontrarão amanhã, 10 de maio, em Foz do Iguaçu para lançar a pedra fundamental da segunda ponte sobre o Rio Paraná, que ligará as cidades de Foz, no Brasil, e de Presidente Franco, no Paraguai. Será uma alternativa à ponte da Amizade, que ficará como ponte para veículos de passeio. Outras duas pontes estão no projeto, uma sobre o rio Paraguai e outra sobre o rio Apa, uma dá acesso aos portos do norte do Chile e a outra ao porto fluvial de Concepción. O Brasil é o maior parceiro comercial do Paraguai. (infos do Itamaraty).

Após rumores de que os EUA nada fizeram para apoiar a entrada do Brasil na OCDE, a secretária-adjunta de Estado para América Latina, Kimberly Breier, se manifestou via twitter para dizer que Trump apoia sim o processo de adesão do Brasil à entidade. Ela foi provocada por interpelações do governo brasileiro, após divulgação de matéria no jornal Valor de que os americanos não mencionaram a adesão do Brasil no último conselho de representantes da OCDE, que precede a reunião ministerial. Para pedir ingresso, o Brasil precisa ser convidado. O que não ocorreu ainda. Além do Brasil, querem ingressar na OCDE, Argentina, Peru, Croácia, Bulgária e Romênia.

Ainda na esteira das promessas trumpianas para o Brasil, Trump formalizou ontem (8) a intenção de tornar o Brasil um aliado extra-OTAN, o que elevaria o status da parceria entre os dois países. Segundo as leis americanas, esse tipo de comunicado deve preceder em 30 dias a designação formal da parceria por parte do presidente. Alguns países que tem esse status são a Argentina, o Egito e o Japão, entre outros.

Na África do Sul já começaram as apurações das eleições gerais do dia 8 de maio. Por enquanto o partido ANC (Congresso Nacional Africano) lidera com mais de 55% dos votos. Em seguida vem o DA (Aliança Democrática), com 27% e da EFF (Lutadores pela Liberdade Econômica), com 9%.

A oposição venezuelana quer se apoiar no TIAR (Tratado Interamericano de Assistência Recíproca) ou Tratado do Rio, de 1947, para justificar ações militares conjuntas entre países latino-americanos em “defesa da Venezuela”. Ocorre que a Venezuela se retirou do TIAR em 2012, a pedido do então presidente Chávez. Ontem a Assembleia Nacional da Venezuela votou pela reincorporação da Venezuela ao Tratado, no entanto, a Assembleia está sem funções parlamentares, por desacato, segundo decisão do Supremo Tribunal da Venezuela. Citado pela imprensa, um advogado e professor venezuelano alinhado com a oposição escreveu no twitter que o TIAR “será o instrumento que abrirá as portas à força militar estrangeira para reinstitucionalizar o país e voltar à democracia”.

Também na Venezuela, foi detido esta manhã o vice-presidente da Assembleia Nacional em desacato, Edgar Zambrano. Ele foi preso por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência (SEBIN), quando se encontrava na sede de seu partido, Ação Democrática. Ele é acusado de envolvimento no intento de golpe do dia 30 de abril. Ele e outros parlamentares estão sendo processados pelo Tribunal Supremo da Venezuela por ações de traição à pátria, conspiração, instigação à insurreição, rebelião civil, concertação para delinquir, usurpação de funções e instigação pública à desobediência. A União Europeia se pronunciou dizendo que a prisão de Zambrano constitui violação da constituição venezuelana.

Ainda no processo de reação do governo Maduro aos fatos do dia 30 de abril, foram expulsos 56 militares acusados de envolvimento no intento de golpe. Um deles é o ex-chefe do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), que era responsável por vigiar Leopoldo López em sua prisão domiciliar.

Uma ordem executiva emitida ontem (8) por Trump aumentou o escopo das sanções já impostas ao Irã, incluindo agora os setores de ferro, aço, alumínio e cobre. Enquanto isso, em Moscou, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, encontrou o apoio do ministro Lavrov que cobrou dos países europeus cumpram suas promessas para que o país consiga driblar as restrições americanas. Em janeiro deste ano os países que ainda permanecem no acordo combinaram medidas alternativas para que o Irã não fosse prejudicado pelas sanções de Trump.

A Tailândia tem um novo Rei coroado. A coroação de Maha Vajiralongkorn ocorreu três anos após sua instituição como o monarca do país, após a morte de seu pai que reinou por 70 anos seguidos. Ele integra a dinastia Chakri, que reina na Tailândia desde 1782. O país, que já viveu diversos golpes de Estado, é governado hoje por militares que tomaram o poder em 2014, passando por cima das eleições ocorridas no país e limitando qualquer atividade política no país. A Tailândia é a segunda maior economia do sudeste asiático, sendo que o turismo é o maior motor da economia local.

Um artigo da The Economist de hoje (9) vem com o título: América e Irã em rota de colisão.

O chanceler brasileiro Ernesto Araújo está em missão na Europa até amanhã (10) e passará por Itália, Hungria e Polônia. Não coincidentemente três países dirigidos por governos que se pautam por uma agenda da extrema-direita.

Já são mais de 460 mil os imigrantes centro-americanos presos na fronteira dos EUA com o México desde outubro passado. É o maior número desde 2009, segundo dados do Escritório de Alfandega e Proteção de Fronteiras, divulgados pela imprensa.

O Papa Francisco divulgou hoje (9) um decreto que torna obrigatória a denúncia de suspeitas de casos de abusos sexuais às autoridades eclesiásticas.

 A Alemanha já tem sua primeira autobahn (autoestrada) elétrica. Fica perto de Frankfurt e tem 5km com cabos aéreos, parecidos com os usados por bondes elétricos, que servem para recarregar baterias dos automóveis. Os primeiros caminhões a serem testados têm tecnologia híbrida (motores elétricos e a combustão).