Klaus Barbie: o nazista que trabalhou para os EUA

Documentário “Rastreando Klaus Barbie”, sobre um dos chefes da Gestapo, estreia nesta sexta, 10, no Curta!

h

PRODUZIDO PELA FRANCESA ARTE, O LONGA SERÁ EXIBIDO PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELO CANAL

O nazismo é um tema vasto, presente em debates que nunca se encerraram mesmo com a morte de seu principal mentor e líder, Adolf Hitler, em 1945. Pudera! As histórias relativas ao período são inesgotáveis, já que milhões de pessoas estiveram de alguma forma envolvidas, seja como algozes, vítimas ou testemunhas do regime. São várias as produções dispostas a refletir sobre o período, uma delas é o documentário “Rastreando Klaus Barbie”, de Christophe Brulé e Vincent Tejero, exibido nesta sexta-feira,10, às 20h, pelo canal Curta! A produção é da francesa Arte.

Conhecido como “Açougueiro de Lyon”, Klaus Barbie foi um oficial de alto escalão da organização paramilitar nazista SS e, posteriormente, chefe da unidade da Gestapo (a polícia secreta de Hitler) em Lyon, na França. Durante a Segunda Guerra Mundial, enviou cerca de 7500 judeus para campos de extermínio e ficou conhecido pela brutalidade com que torturava seus prisioneiros – entre os mais ilustres, um dos líderes da resistência francesa, Jean Moulin, braço-direito de Charles de Gaulle.

Espião

Em 1947, o Corpo de Contra-Inteligência dos Estados Unidos (CIC) desmantelou a organização e prendeu seus dirigentes, embora Barbie tivesse sido poupado até que o CIC lhe oferecesse dinheiro e proteção em troca de sua cooperação nos esforços de contra-espionagem contra a União Soviética que ocupava a zona oriental da Alemanha e de Berlim.

Barbie trabalhou como agente de Washington na Alemanha durante dois anos e em 1949 foi transportado às escondidas par a Bolívia, onde adotou o nome de "Klaus Altmann", prosseguindo em seu trabalho como agente do serviço secreto dos Estados Unidos. Na América do Sul, ele atuou como espião do regime norte-americano durante a Guerra Fria, ajudando a implementar governos ditatoriais.

O documentário, de Christophe Brulé e Vincent Tejero, retrata a trajetória e o julgamento desse líder nazista, realizado apenas em 1987. Em foco, a sentença de Barbie e a proteção que ambos os serviços secretos, da Alemanha e dos EUA, ofereceram a ele, ainda que em períodos diferentes. Sua produção baseou-se em pesquisas realizadas pelo historiador alemão Peter Hammerschmidt e em arquivos históricos.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.