Manuela d’Ávila no Cariri: “Corte na educação é medida anti-Brasil”

O lançamento do livro Revolução Laura de autoria da ex-deputada do PCdoB Manuela d'Ávila, ocorrido nesta manhã desta quarta-feira (8) na região do Cariri, foi acompanhada por cerca de 600 pessoas, entre eles, estudantes, professores e comunidade em geral que lotaram a quadra da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), no Ceará.

Manuela no Cariri - Foto: Site Miséria

O lançamento do livro foi seguido de debate sobre democracia e “fake news”, em sua fala, Manuela destacou a luta das mulheres, falou de maternidade e feminismo, defendeu qualidade e investimentos na Educação, e disse que o Brasil precisa de um outro projeto para se desenvolver.

Mestre em Políticas Públicas, Manuela afirmou que o bloqueio de R$ 5,7 bilhões nos setores da Educação tem característica de “anti-Brasil”. Para ela, o contingenciamento das verbas públicas para as Universidades Federais e Institutos Federais que, entre outras, afeta a UFCA e o IFCE, “seja a medida mais anti-retomada do crescimento da economia tomada pelo Bolsonaro até agora”.

Manuela d´Ávila avalia como “ignorância” por parte do governo Bolsonaro desconhecer o impacto que as Universidades detêm na economia das regiões e dos municípios, como a geração de empregos, serviços e fortalecimento do comércio.

“O presidente, como ignora e desconhece nosso país, talvez ignore a quantidade de serviços públicos em parcerias com as prefeituras municipais que são executadas pelas Universidades. Talvez ignore a quantidade de estudantes que contribuem servindo à população de sua cidade. Talvez ignore a quantidade de pessoas que vêm de outras cidades à região do Cariri para estudar nessa Universidade e gerem empregos para o setor de serviços, que é um dos setores mais dinâmicos da economia”, comentou.

Terminando o evento, Manuela visitou a estátua do Padre Cícero, símbolo da cultura do Nordeste e contou – emocionada – que faria orações para sua mãe que fará nesta tarde uma cirurgia para retirada de tumores.

Agenda

Na última semana, Manuela visitou várias cidades para lançamento de seu livro: Teresina (PI), Belém (PA), São Luis (MA), Florianópolis (SC), Porto Alegre  e Caxias do Sul (RS). As próximas cidades de lançamento da obra serão Belo Horizonte (dia 13/5), Niterói e Rio de Janeiro (14/5) e Brasília-DF (23/5).

O recurso de venda de seu livro é destinado ao "Instituto E se fosse você", de combate às fake news.