Alunos da USP protestam e organizam “Marcha pela ciência”

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizarão um ato nesta quarta-feira (8), em frente ao MASP, às 16 horas, para protestar contra o corte de verbas na educação.

g

Chamado de "Marcha Pela Ciência – Contra os cortes e o desmanche da Educação", o evento espera reunir pessoas de todas as instituições de ensino no Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Marcha da Ciência de SP e Internacional.

Um dos organizadores, o estudante de Astronomia Pedro Ticiani, garante que o evento será pacífico. Depois da concentração, os participantes caminharão até o Gabinete da Presidência, onde diversas pessoas poderão discursar. “Serão levados cartazes e tentaremos ao máximo dialogar com qualquer pessoa que surgir perguntando sobre a causa”, explica ele.

Bolsas científicas

“A ideia é mostrar não só a São Paulo, mas ao Brasil todo, que as universidades e as instituições de pesquisas públicas são as únicas que estão em posições altas em rankings internacionais de qualificação, e que somos a base do Desenvolvimento Científico brasileiro, não deixando de fora nenhum curso (incluindo os de humanas, base para todo o pensamento crítico na sociedade)”, afirma.

“No meu Instituto, diversos alunos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado dependem das bolsas científicas para seu sustento, pois é um trabalho integral. Sob o ponto de vista do MEC, esse é um tipo de curso sem retorno direto a curto prazo, pois fazemos ciência de base.” De acordo com os organizadores, espera-se a presença de pelo menos cinco mil pessoas no ato.

As informações são da revista Galileu