Maduro faz alerta contra eventual ataque dos EUA na Venezuela

Em comunicado em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou neste sábado (4) as Forças Armadas para que fiquem a postos para defender o país de um eventual ataque dos Estados Unidos. O alerta coincide com mobilizações convocadas pela oposição Juan Guaidó na direção de bases militares.

Nicolás Maduro - Foto: AVN

"Irmãos e irmãs da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb), máxima coesão, máxima disciplina, máxima união e olho vivo com os agentes da embaixada americana que estão procurando oficiais. Eles desgraçaram a carreira de uma minoria de oficiais que traiu seu compromisso com a Constituição e a pátria", disse o presidente.

As palavras do comandante foram em resposta a posição tomada por um pequeno grupo de golpistas traidores pertencentes à Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e do Serviço de Inteligência Bolivariana (Sebin), que roubaram armas, incluindo rifles e metralhadoras, para se juntar à tentativa de golpe de estado perpetrada na terça-feira (30/4) passada, no leste da Grande Caracas.

"União, coesão, disciplina, obediência, subordinação para com a Constituição, o país, a revolução e o comandante-em-chefe legítimo!", afirmou o presidente.

Acompanhado pelo alto comando e milhares de soldados, Maduro pediu que eles "estejam prontos para defender o país com armas na mão, se o império americano ousar tocar esta terra".

"Os generais e almirantes foram informados ontem: lealdade, eu quero uma lealdade ativa (…) Eu confio em você, mas olho aberto, um punhado de traidores não podem manchar a honra, unidade, coesão e imagem da Força Armada", afirmou Maduro.

"Eles têm uma guerra de caráter não convencional para enfraquecer o país e uma conspiração com muito dinheiro para enfraquecer, para destruir e dividir a Força Armada Nacional Bolivariana por dentro, com um grupo de golpistas traidores", afirmou ainda.