Flávio Dino desmonta mais uma fake news sobre seu governo

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) denunciou nesta sexta-feira (4), no Twitter, que está sendo compartilhado ao povo mais uma "fake news" sobre seu governo. Segundo ele, circula no Whatsapp uma afirmação que no estado existe "bolsa bandido" e concessão de "aumento salarial para presos". "Um desvairado", comentou Dino sobre o autor dos disparos.

z

A mensagem falsa desta semana traz uma foto de 2016 do governador entregando o Cartão Reintegração e Cidadania a alguns presos e que trata-se, na verdade, do projeto usado pelo governo do Maranhão para evitar que dinheiro circule nas cadeias. Ao lado da foto a frase mentirosa "Só no Estado do Maranhão para acontecer essa pouca vergonha. Governador comunista dá aumento para preso."

Apesar de receber inúmeras críticas a Lei que determina o salário para presos é Federal criada em 1984. Está descrita no artigo 29 da Lei 7.210/84, Lei de Execucoes Penais. "O trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo".

Ou seja, a medida de 2016 do governador foi feita para que o dinheiro não circule nas cadeias, que seja depositado num cartão, que é usado pela família do detento.

A lei determina que, do total dos rendimentos, 60% vão para os familiares (por meio do cartão); 25% vão para uma conta judicial para que o preso resgate ao final da pena; e 15% retornem ao Estado. Ou seja, o cartão é uma maneira de racionalizar o que a lei manda não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil.

Apoios

Imediatamente, Flávio Dino recebeu o apoio de vários internautas nas redes que desqualificaram mais uma mentira inventada contra o governador e se solidarizou com ele. 

"Isso é coisa de gente inútil,desocupada e que semeia o mal. Quem conhece a sua gestão sabe o quanto exitosa ela é. Provavelmente,a gestão mais exitosas de todos os governos estaduais. Sigamos firmes na luta e no objetivo de cuidar das pessoas", postou João Henrique.

Outra apoiadora, Cléo Carvalho afirmou: "Querem que o povo se alimente de mentiras…e pior é que conseguem. Mas estamos aqui pra lutar contra isso, conte conosco, governador".

Entretanto, casos como esses são denunciados frequentemente pelo próprio governador, que utiliza as redes sociais para falar com o povo, já que a família Sarney – que comandou políticamente o Maranhão por quase 50 anos, também são responsáveis pela principal emissora de TV no estado.

Durante as duas últimas eleições vitoriosas do comunista, Dino teve que fazer várias denúncias para desmentir as invenções espalhadas pelas redes sociais e até de reportagens televisivas que tentavam impor medo na população sobre como deveria ser um governo comunista.

Mesmo assim, o governo de Flávio Dino é um dos mais bem avaliados do Brasil e o que mais cumpriu compromissos de campanha. Segundo um levantamento do próprio G1, do grupo Globo, Flávio Dino cumpriu cerca de 90% dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. É o maior porcentual entre todos os 27 governadores avaliados.