FHC critica Bolsonaro: "governo não é só conservador é atrasado"

Em entrevista a Globo News nesta sexta-feira (3) o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso afirmou que o país está sem rumo e teceu críticas ao atual chefe do Executivo brasileiro. “O presidente não se sente ainda como presidindo o Brasil. Eu nunca vi isso. É uma família que está sentada na cadeira”, destacou FHC.

FHC Globo News - reprodução/Globo News

“O governo não é só conservador é atrasado, reacionário no sentido político. Eu espero que as instituições possam absorver esse desatino do governo atual”.

“Este governo é formado por partes que não se juntam. Cada um vai para um lado. Eu nunca vi isso. Não é um presidente. É uma família presidencial. E falam muito”, ironizou FHC, acrescentando que “quanto menos falarem melhor”.

Ao jornalista Roberto D´Ávila, FHC criticou também a condução do governo na política externa. Para ele a imagem do Brasil no exterior neste período "é muito ruim". E as "declarações [sobre a política externa] são preocupantes. Se imagina que estamos na guerra fria e que tem um inimigo comunista com subversão interna e se vê comunismo para todo lado. Estão inventando inimigos”.

“O inimigo é o atraso, é a pobreza, e a falta de investimentos em ciência e tecnologia. Oferece emprego para as pessoas, isso é o que precisamos ver. O governo fica focando em coisas que não existem”, assinalou o ex-presidente.

Para ele, “o Brasil tem que ver quais são os nossos interesses brasileiros. O Itamaraty não precisa se alinhar para lá ou para cá. Temos a vantagem de não precisarmos nos alinhar porque não há iminência de choque”, afirmou.

Educação

“A coisa é bastante desastrada”, disse Fernando Henrique. “O ministro anterior, que eu não conhecia, era inoperante e dizia coisas que não tinha sentido. Este parece que é operante e é pior. Ao ser operante, se ele puser em prática o que ele diz o que vai acontecer. Acabar com filosofia e sociologia. Isso é um atraso. É como acabar com o pensamento”.

“Nós precisamos desenvolver nossa tecnologia, nós precisamos vender, etc. Ter mais crescimento, aumentar a produtividade, crescer a economia. Se não crescer a economia, nada vai funcionar”, destacou. Fernando Henrique alertou que ”há uma massa de desempregados muito grande no Brasil”. “A desigualdade no Brasil é muito grande”.

Diversidade

Para FHC, “o governo tem uma visão autoritária, contra a diversidade”. “Como é que você pode ser contra a diversidade num país como o Brasil, com tanta diversidade? Os povos que vieram para cá, vieram de todos os lugares e raças”, observou.

“Na questão de sexo. Eu sou de outra tradição. Homem e mulher, etc. Hoje o mundo é mais complicado. Eu não entendo. Mas eu não tenho a reação contrária a essas experiências, porque não adianta. Democracia é você aceitar o outro, não significa que você concorde com o outro. Não precisa tratar como inimigo”.