Jandira Feghali: Beth fez muito e fez inteira

 .

Beth Carvalho

1º de maio de 2019

Adentrei o salão do Botafogo Futebol e Regatas e senti o impacto daquele ambiente. A foto da Grande Beth Carvalho centralizava o fluxo dos sambistas, dos amigos, dos fãs, que circulavam aos lamentos e expressões de afeto em torno do corpo lívido e silencioso daquela mulher, cuja voz e gestual nunca combinaram com o silêncio ou com a impotência. O samba acontecia, seu repertório fluía, os sambas da Estação 1ª surgiam das caixas e surdos dando cadência ao coro dos que ali estavam homenageando a rainha/ madrinha. Emoção forte!

Quando a vi, solene, vestida de verde e rosa, senti saudade, gratidão, profunda admiração e respeito por tudo que significa sua história e realização cidadã, artística e política.

Beth fez muito e fez inteira. Voz marcante, musicalidade, grandeza, humanismo, gostava de viver junto do povo, de onde brotava a poesia e o samba.

Sofreu muito com a doença que lhe acometeu, mas apesar das dores e da limitação física, não deixou de dar sua imensa contribuição à luta do Brasil por liberdade e direitos. Fez imensos sacrifícios, mas sua arte sempre esteve a serviço da nossa riqueza cultural e da nossa luta.

Descanse querida Beth!

Beth Carvalho presente! Hoje e Sempre!

Autor