Embaixador da Alemanha: aproximação apenas com EUA não é bom

Ele falou também “narrativa petista” levou parte significativa da opinião pública alemã a ter uma postura de crítica.

y

Segundo o site Amanhã, o embaixador da Alemanha no Brasil Georg Witschel disse, numa reunião-almoço da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha em Porto Alegre, criticou a prioridade do governo Bolsonaro de se aproximar somente dos Estados Unidos. O presidente da seção gaúcha da entidade, Marcus Coester, dirigiu uma provocação a ele: “O governo do presidente Bolsonaro está fazendo uma aproximação intensa do Brasil com os Estados Unidos. Embaixador, a Alemanha vai ficar olhando?”

“Eu vejo a aproximação do Brasil com os Estados Unidos como uma coisa positiva para a Alemanha e para o ambiente de negócios em geral, porque são países que compartilham de valores semelhantes. Mas se a decisão for de uma aproximação apenas com Estados Unidos, eu diria que não é algo bom. Sempre é melhor ter parceiros em todo o mundo, respondeu o embaixador.

Ele elogiou as “reformas” neoliberais de Temer e de Bolsonaro e comentou que “a narrativa petista” contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e os “ataques” da esquerda brasileira a Bolsonaro colocaram uma parte significativa da opinião pública alemã em uma postura de crítica e descrença em relação ao novo governo. Mas, por outro lado, descreveu Witschel, o sentimento entre empresários alemães com interesse no Brasil é de boas expectativas.