Parlamentares vietnamitas estreitam relações com grupo brasileiro

Nesta semana, a presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), fez reunião de trabalho com os representantes da Assembleia Nacional do Vietnã em Brasília. O objetivo é melhorar ainda mais as relações legislativas entre os dois países. 

Vietnamitas - Richard Silva/PCdoB na Câmara

A delegação, liderada pelo vice-presidente, Uong Chu Luu, teve encontro com Perpétua, com o líder da Bancada do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), e com o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) na Liderança do partido na Câmara dos Deputados. A presidente da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço público, deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP), também recebeu os vietnamitas para discutir as relações entre os dois países.

“É importante recebermos a Assembleia Nacional do Vietnã neste ano em que comemoramos 30 anos de relação Brasil-Vietnã. Eu mesma estive naquele país a serviço da Câmara dos Deputados para reforçar essa parceria. É um povo muito acolhedor, disposto, que deseja a presença de empresas brasileiras lá, garantindo investimentos na região,” afirmou Perpétua Almeida.

O presidente do Senado brasileiro, Davi Alcolumbre, teve encontro com o grupo. Ele expressou sua admiração pelo falecido Presidente Ho Chi Minh e pelo povo vietnamita e sua luta pela independência nacional. Ele disse que espera visitar o Vietnã, em um futuro próximo, para implementar atividades de cooperação entre os dois órgãos legislativos.

Por sua vez, o vice-presidente Luu afirmou que, apesar da distância geográfica, os povos vietnamita e brasileiro possuem uma amizade duradoura e sempre se apoiaram. Lembrou, especialmente, do apoio do Brasil ao Vietnã durante a luta pela independência nacional no passado e no presente desenvolvimento.

A nação do Sudeste Asiático deseja fortalecer os laços com o Brasil de maneira abrangente e trazer parcerias em economia, investimento, comércio, defesa e segurança, aproveitando as relações políticas, acrescentou Luu.

Em conversas com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, Luu parabenizou o país por suas conquistas e informou seu anfitrião sobre a situação socioeconômica do Vietnã e as relações externas. Pereira valorizou muito a relação sólida entre os dois parlamentos enquanto sugeria planos para intensificar a cooperação.

Ele propôs que o Brasil considere se tornar um observador da Assembléia Interparlamentar da ASEAN (AIPA) para impulsionar a cooperação com os parlamentos da ASEAN e da Ásia-Pacífico. Parlamentares vietnamitas e brasileiros destacaram o desejo de intensificar a cooperação entre seus países, inclusive entre os parlamentos.

Eles concordaram que os laços econômicos e comerciais registraram resultados animadores nos últimos anos, com o comércio bilateral chegando a US$ 4,4 bilhões no ano passado, mas isso ainda não correspondeu às expectativas do Brasil e do Vietnã.

A delegação teve ainda um encontro estratégico com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, com a meta de desenvolver mais as relações comerciais entre os dois países.