Embaixadora de Cuba na ONU denuncia agressões dos EUA

Para ela, é hora de pôr fim à manipulação, falsa politização e dupla moral.

h

Ana Silvia Rodríguez, representante permanente alternada de Cuba na ONU, denunciou na Assembleia Geral o fortalecimento do bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha e suas novas sanções unilaterais. Ela reiterou, em seu discurso no evento de alto nível pelo Dia Internacional do Multilateralismo e a Diplomacia para a Paz, a solidariedade da ilha com Venezuela dizendo que esse é um direito de Cuba e um dever que faz parte da tradição e dos princípios irrenunciáveis da política exterior da Revolução.

“Nenhuma ameaça, nenhum chantaje ou ultimato dos Estados Unidos desviará a conduta internacionalista da nação cubana, apesar os danos do bloqueio”, afirmou a embaixadora. Ela alertou que a América Latina e o Caribe vivem um cenário de persistentes ameaças incompatíveis com a declaração como zona de paz feita pela Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.

A embaixadora confirmou o compromisso de Cuba de trabalhar junto à ONU em prol do estabelecimento de uma ordem internacional democrática e justa, que responda ao reclamo de paz, e justiça dos povos. Ana Silvia Rodríguez disse que o Dia Internacional do Multilateralismo e a Diplomacia para a Paz não deve ser uma data de simples celebração, mas de reafirmação do dever e a responsabilidade coletiva de preservar a paz.

Segundo ela, é hora de pôr fim à manipulação, falsa politização e dupla moral em temas como os direitos humanos, e acabar com as leis extraterritoriais como o bloqueio imposto a Cuba por Estados Unidos há mais de 60 anos e que conta com 27 resoluções de rejeitado por parte da Assembleia Geral da ONU.

A informação é da Prensa Latina