Trump ameaça o México com “soldados armados” na fronteira

Por twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou, nesta quarta-feira (24), em duas mensagens consecutivas, fechar e militarizar a fronteira com o México.

Donald Trump - CNN

Na primeira mensagem Trump exigiu providências do governo mexicano quanto à caravana de imigrantes que atravessa o país rumo à fronteira com os EUA. “Uma caravana muito grande de mais de 20 mil pessoas partiu através do México. O México reduziu seu tamanho, mas ela continua vindo. O México precisa apreender o restante, ou seremos forçados a fechar aquela seção da fronteira e chamar os militares”.

Em um segundo tuite ele reclama de uma suposta atitude hostil de soldados mexicanos. Na mensagem, Trump reconhece que possivelmente a atitude aparentemente hostil tinha na verdade como alvo o combate ao tráfico de drogas, mas aproveitou o pretexto para renovar a ameaça. “Soldados do México recentemente apontaram contra nossos Soldados da Guarda Nacional, provavelmente como uma tática de distração para os traficantes de drogas na fronteira. Mas é bom que não volte a acontecer! Agora estamos enviando soldados armados para a fronteira”, tuitou Trump.

López Obrador responde

Confrontado, em sua entrevista coletiva matutina com as mensagens de Trump, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, adotou um tom de cautela. “Não cairemos em provocações e digo a Donald Trump que desejamos uma relação respeitosa e de amizade”. Obrador declarou ainda que seu governo irá analisar o assunto e tomar em conta o que Trump assinala, observando se o presidente estadunidense “vai atuar com a lei no marco do respeito a nossa soberania, mas o importante é assinalar que não vamos brigar com o governo dos Estados Unidos”.