Combatividade marca lançamento do livro “Revolução Laura” em Belém

Mais de 400 pessoas, entre homens, mulheres, crianças, adolescentes e muitas mães com seus filhos, prestigiaram o lançamento do livro Revolução Laura, da jornalista, da ex-deputada, dirigente nacional do PCdoB e candidata à vice-Presidenta da República, Manuela d’Ávila, nesta terça (23), em Belém, no Pará.
 

Manuela em Belém-PA - Fotos: Eduardo Rosas

Manuela esteve poucas horas em solo paraense, mas enfrentou com energia e um sorriso sereno, a maratona de conceder centenas de autógrafos, na noite de terça no Teatro Estação Gasômetro. Dentro da programação também foi realizado um diálogo com o público presente, que teve como referência a temática do livro e enveredou pelas opiniões sobre a conjuntura política e os desdobramentos da eleição presidencial do ano passado, na qual Manuela foi uma das protagonistas.

O livro “Revolução Laura” relata a experiência de Manuela, enquanto mãe e candidata, durante a campanha eleitoral presidencial e suas reflexões sobre a maternidade no espaço público. Ela ressalta que sua experiência pessoal e observação demonstram que as mulheres vivem em uma espécie de “mundo invisível”, a parte da sociedade. A maternidade, de forma geral, exercida de forma individual e solitária.

No decorrer da exposição, Manuela rechaçou a o que chamou de “cultura do ódio”, incentivada pelo atual presidente e adversário na corrida presidencial, Jair Bolsoonaro (PSL). Para ela a direita buscou “desumanizar” a esquerda, saindo do campo do debate de ideias e projetos e privilegiando o ataque pessoal e as fake news.

Manuela já lançou o livro em 16 cidades brasileiras, na maioria delas com a presença de Laura, sua filha de três anos, sempre batendo recordes de público e atraindo pessoas de diversas áreas, muito além dos movimentos sociais e partidos.A reação do público e a empatia entre leitores e escritora também foram uma marca do evento.

O encontro em Belém também contou com a presença de lideranças políticas de vários partidos, movimentos sociais, sindicalistas, movimentos de mulheres e juvenis como a UBM, CTB, UJS, UNE, Ubes, SINTEPP, Fundação Mauricio Grabois, Instituto Paulo Fonteles, Conan, CUT, entre outros. O lançamento foi organizado pelo Comitê Estadual do PCdoB no Pará e coordenado pelo presidente estadual, Jorge Panzera.