O momento político nacional

 O momento político nacional está bastante pesado e extremamente conturbado. Aliás, como ensinava o saudoso Sérgio Ceotto, "a situação está de vaca não conhecer bezerro". 

.

Vasco Alves* 

Entendo que a turma da lava jato, que hoje está politicamente no mesmo campo de atuação que o grupo do Presidente da República e seus filhos, quer neste momento solapar a qualquer custo a única instituição que eles temem:  o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para tanto, através da mesma rede social de Fake News que utilizaram nas eleições, querem agora derrubar alguns ministros do STF para poderem com isso nomear novos ministros e, assim, tornar a Corte dócil aos seus interesses.

Isso explica a reação do STF em instaurar  Inquérito, a fim de  apurar o que está por traz  da onda que quer desmoraliza-lo. Explica também a posição de Bolsonaro que,  há poucos dias, defendia a ditadura e a tortura como métodos de atuação política e nesse episódio vem a público para defender  o direito constitucional à LIVRE expressão do pensamento e plena liberdade de comunicação.

O MPF entra nessa história, confundindo inquérito com ação penal, querendo ser o "rei da cocada preta", como se não bastassem os poderes que lhe outorgamos na carta magna de 88.

 Obviamente, não precisa ser letrado em Direito Administrativo para saber que, em qualquer órgão ou numa prefeitura, ou no governo federal e estadual, por exemplo, o seu titular não pudesse instaurar inquérito, nomeando a respectiva comissão para realizar o PAD e depois julga-lo, podendo inclusive dissentir do relatório da comissão.

Não há, pois, razão para essa celeuma e, tranquilamente, o combate à corrupção é conversa para boi dormir, porque se isso fosse de vera o Queiroz não estaria zombando da justiça e de há muito estaria preso.