Votação da “reforma” da Previdência indica desidratação do governo

Governistas trabalham para conter mudanças drásticas.

h

A agência fsbinteligência avalia que a retomada da votação da "reforma" da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na próxima semana vai indicar o grau do risco de desidratação da proposta do governo.

Dificilmente, será possível construir um acordo com os partidos de centro sem nenhuma alteração no texto original, mas o governo ainda trabalha para conter mudanças drásticas, diz o texto.

Estão na mesa pelo menos duas alterações que mexem com o núcleo da proposta e que o governo não gostaria de mexer:

1) o fim do abono salarial para quem ganha mais de um salário mínimo e

2) a possibilidade de fazer alterações futuras nas regras de aposentadoria sem mexer na
Constituição.

Segundo o governo, a mudança na regra do abono salarial representa cerca de 15% da economia prevista com a Nova Previdência em dez anos.

Se a votação na CCJ gerar a mudança desses dois pontos, o risco de aprovação de uma "reforma" muito desidrata será alto.

Porque haverá ainda uma segunda etapa de negociações na comissão especial, onde já é dada como certa a rejeição das mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural.

E é nessa segunda fase ainda que devem se concentrar as pressões de sindicatos de servidores públicos e de categorias que reivindicam regimes especiais de aposentadorias.