Um jeito diferente de ser Flamengo em 2019

Qualquer pessoa que se debruce sobre o futebol brasileiro no século XXI vai se deparar com novas formas de acompanhar o esporte mais popular do país.

Por Glauco José Costa Souza*

Flamengo - Foto: Pedro Martins/Mowa Press.

No início dos anos 1900, as duas principais maneiras de se acompanhar uma partida era no próprio estádio ou pelos relatos publicados na imprensa escrita (jornais e revistas). Todavia, ainda no primeiro quartel daquele século, o rádio foi introduzido e revolucionou o jeito de se informar sobre as pelejas. Cem anos depois, um novo movimento revolucionário na forma de torcer acontece: os jogos pela internet.

Na última quinta-feira, dia 11 de abril de 2019, o Flamengo entrou em campo pela Libertadores da América. No Maracanã, quase 70 mil torcedores estavam presentes para apoiar a equipe. Fora dele, milhares de aficionados acompanhavam o duelo contra o San Jose, da Bolívia. Normalmente, as televisões seriam o principal canal para acompanhar o duelo, mas não desta vez. Por conta dos novos contratos de transmissão, o jogo podia ser visto apenas pelo Facebook.

Os bares, antes espaços de confraternização, na hora do jogo exibiam a programação da TV Aberta e dos Canais por Assinatura. Com a exceção daqueles que têm acesso à internet, não era possível acompanhar o jogo do Mengão. Esta já não é a primeira vez que os torcedores do Flamengo demonstram certa flexibilidade para se adequar à modernidade (ou pós-modernidade), mas esta inova ao privar àqueles que não se curvam a si para ter a chance de acompanhar o seu time.

Nos últimos anos, ser Flamengo tem apresentado novas características. Se antes isso significava lotar o Maracanã, hoje isso ainda acontece, mas em menor número do que antigamente. Fora dele, entretanto, a tendência parece ser que isso signifique substituir a TV e o rádio pelo celular ou computador. O pior é que isso não vale apenas para os flamenguistas…

Assista o jogo pelo Facebook