Encontros pela Soberania dos Povos realizados com Sucesso

Nos dias 12 e 13 de abril, diversas entidades do movimento popular realizaram três importantes encontros como parte da luta mundial pela soberania e autodeterminação dos povos.

Encontros pela Soberania dos Povos

 Claudio Machado*

A Associação Cultural José Martí no Espírito Santo (ACJM/ES), o Comitê Capixaba pela Paz e Autodeterminação do Povo Venezulano, o Núcleo Capixaba do Barão de Itararé, o Núcleo Capixaba do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz/ES) e o Núcleo Diversidade e Descolonização do Programa de Pós-graduação em Letras, Mestrado e Doutorado – UFES uniram esforços para criar as melhores condições possíveis para o sucesso dos três eventos, que dialogaram transversalmente, ao mesmo tempo em que preservaram cada um suas especificidades. Assim, foram realizados a IIIª Convenção de Estadual de Solidariedade com Cuba, o IIº Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais e o Iº Encontro Capixaba pela Paz e Autodeterminação do Povo Venezuelano.

Uma única programação uniu três organizações e um setor da Universidade Federal do Espírito Santo que contribuem, cada um a seu modo, com a luta mundial pela democracia, em defesa da soberania dos povos, pela paz mundial e pela democratização dos meios de comunicação, como condições fundamentais para a construção de sociedades livres e justas.

Foi adotado como tema central dos eventos e que foi incluído na abordagem de cada palestra “a influência da mídia oligopolizada contra a luta pela emancipação dos povos e sua soberania, em particular os exemplos em curso vividos por Cuba, Brasil e Venezuela”.

Representando o governo cubano e convidado como palestrante da IIIª Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba, participou do evento o Consul Antônio Mata Salas, do Consulado Geral de Cuba em São Paulo, que discorreu sobre as consequências para o desenvolvimento social e econômico de Cuba sob permanente ataque dos EUA, em especial as seis décadas de bloqueio comercial, econômico e financeiro, ressaltando o papel da usina de mentiras e distorções da verdade praticada pela mídia mundial em especial a estadunidense, contra a revolução cubana.

O presidente da Associação Cultural José Martí no Espírito Santo (ACJM/ES), responsável pela IIIª Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba, fez uma emocionante exposição sobre a histórica vitória da Invasão da Baía dos Cochinos, em especial sobre a derrota imposta aos mercenários em Praia Giron. Marluzio apresentou também o relatório das realizações da ACJM/ES, durante o biênio 2017/2018 e a programação prevista para os próximos dois anos, além de informar sobre a participação de representantes da entidade na XXIV Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, que irá ser realizada nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho de 2019 em Santos, SP.

Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, palestrante do IIº Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais focou sua palestra no papel central que os meios de comunicação empresariais exercem nas investidas imperialistas dos Estados Unidos e aliados, para a desestabilização de governos nacionais soberanos que não se subjugam aos interesses de Washington. Em especial abordou o caso do Brasil, precedido pelas experiencias bem sucedidas de golpes de Estado do tipo “suave” (um dos elementos da Guerra Híbrida) praticadas em Honduras e no Paraguai, com a deposição dos presidentes Manuel Zelaya e Fernando Lugo, que depois seria igualmente bem sucedido com a derrubada da presidenta Dilma.

Edgar Alberto González Marín, Cônsul Geral da República Bolivariana da Venezuela no Rio de Janeiro, que participou pelo Iº Encontro Capixaba pela Paz e Autodeterminação do Povo Venezuelano, fez uma precisa exposição sobre o atual estágio da escalada de agressões imperialistas estadunidense contra a Venezuela, na tentativa de derrubar o legítimo e legal governo bolivariano liderado por seu presidente Nicolas Maduro, eleito em eleições democráticas e amplamente fiscalizadas por organizações e lideranças mundiais. Reforçou a decisão do governo bolivariano de buscar incessantemente a paz, mas ao mesmo tempo a determinação e preparo da Venezuela e seu povo em rechaçar qualquer tentativa de agressão militar.

O modelo de realização do ultra imperialismo estadunidense foi abordado pelo professor Luis Estáquio Soares, coordenador do Núcleo Diversidade e Descolonização do Programa de Pós-graduação em Letras, Mestrado e Doutorado da UFES, com base em seus estudos e pesquisas, sintetizados recentemente em seu último livro “O ultra imperialismo americano e a antropofagia matriarcal da literatura brasileira: o triunfo do realismo em Pagu, Oswald e José Agripino de Paula (da biopolítica demagógica à biopolítica democrática)”, lançado no evento.

Marina dos Santos, assistente social, mestranda em Desenvolvimento Territorial e membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST e da Via Campesina do Brasil, que participou pela IIIª Convenção Estadual de Solidariedade com Cuba, destacou em sua palestra a importância histórica das duas entidades para a luta pela emancipação do povo brasileiro e dos povos da América latina e Caribe, em especial nos atuais estágios de enfrentamento do povo cubano e venezuelano ao imperialismo estadunidense.

Os três eventos contaram com significativo público e com representação dos seguintes partidos e entidades: Partido Comunista do Brasil (PCdoB); Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista Brasileiro (PCB); Partido Comunista Marxista Leninista (PCML); União da Juventude Socialista (UJS/ES); Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) e Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES).

Devido ao sucesso da experiência, as entidades realizadoras pretendem continuar a realizar atividades conjuntas, fortalecendo a capacidade de luta de suas organizações em prol da luta de todo o povo.