MST ocupa sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceara

 

MST ocupa secretaria
Cerca de 800 trabalhadores/as ocuparam nessa madrugada a sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). A ação faz parte da Jornada Nacional de lutas pela Reforma Agrária que acontece no mês abril.
 
Os trabalhadores/as reivindicam desapropriação das áreas ocupadas, que somam mais de 2 mil famílias,  infraestrutura para assentamentos, construção de escolas do campo, projetos produtivos principalmente para juventude, dentre outros.
 
Dentre as reivindicações a nível nacional está a defesa da Reforma Agrária, a luta contra a aprovação da Reforma da Previdência, contra os retrocessos e retirada de direitos da classe trabalhadora.
 
Para Neidinha Lopes, da coordenação do MST "a jornada nacional de lutas em defesa da Reforma Agrária acontece em um momento em que o país  passa por uma crise criada pelo próprio sistema capitalista e que precisa retirar direitos do povo, e nós  camponeses  somos também afetados com esses vários ataques, entre eles o da previdência social e paralisação da Agrária, a nossa mobilização   reafirma a necessária a construção de um projeto popular país, para devolver  aos camponeses  o direito  de plantar e principalmente  viver com dignidade".
"eu estou acampada há 8 anos, é muito díficil, mas não podemos desistir, junto com o movimento vamos lutar para garantir essa conquista, há um processo de negociação junto ao governo do estado  mas não tem avançado, isso  é preocupante pois na atual conjuntura a situação so fica mais dícicil pra obtenção de terra. No Ceará nós temos hoje mais de 2 mil famílias acampadas, e na mesma situação, a principal precupação tem sido com os ataques aos nossos acampamentos,  no último periodo tem acontecido despejos e as famílias são jogadas sem ter para onde ir, não queremos que isso aconteça com nenhuma família", afirma Francisca Maria, acampada no acampamento Júlio Campo/Oiticica, em Quixeramobim.