Enviado de Trump inicia visitas para conspirar contra a Venezuela

Secretário de Estado norte-americano se reunirá com líderes de Chile, Peru, Paraguai e Colômbia

Venezuela

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, inicia um circuito de visitas a países sul-americanos. O objetivo da viagem, que deve durar três dias, até a próxima segunda-feira, é articular ações conspirativas contra a Venezuela. A agenda de Pompeo começa em uma reunião com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e com o chanceler do país, Roberto Ampuero.

No sábado, Pompeo visitará o Paraguai, que não recebe um chefe de Estado norte-americano desde 1965. Ainda no sábado, o secretário irá a Lima, no Peru, onde falará com o presidente Martín Vizcarra e com o chanceler do país, Néstor Popolizio.

A visita mais esperada, porém, é a ida de Pompeo à cidade colombiana Cúcuta, que fica na fronteira com a Venezuela. O local é estratégico para a conspiração, onde os Estados Unidos dizem manter estoques de alimentos e remédios enviados como “ajuda humanitária”, chamados pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro de “show humanitário”.

Um encontro com o fantoche de Washington Juan Guiadó, autoproclamado “presidente” da Venezuela, ou com sua base de apoio ainda não foi confirmado, mas essa não é uma possibilidade descartada. O circuito de visitas de Pompeo terminará exatamente no dia em que os países membros do Grupo de Lima ー nações organizadas para comandar a conspiração ー se reunirão novamente, desta vez no Chile.

Com agências