Advogados de Assange dizem que ele pode ser torturado e morto nos EUA

País exige a sua extradição

Assange

Os advogados de defesa do fundador do WikiLeaks argumentam que caso seja extraditado para os Estados Unidos, Assange poderá ser torturado e executado. No Reino Unido, pende sobre Julian Assange a acusação de violação de liberdade condicional e fiança por não se ter apresentado à justiça em 2012, quando procurou asilo na embaixada do Equador.

A defesa argumenta que caso seja extraditado para os Estados Unidos, Assange poderá ser torturado e executado. No Reino Unido, pende sobre Julian Assange a acusação de violação de liberdade condicional e fiança por não se ter apresentado à justiça em 2012, quando procurou asilo na embaixada do Equador.e cria precedente perigoso"

Os Estados Unidos exigem que seja extraditado, acusando-o de pirataria informática e conspiração. Caso seja condenado, o australiano pode incorrer numa pena de até cinco anos de prisão. "Isto cria um precedente perigoso para organizações de comunicação social e jornalistas na Europa e no mundo. Este precedente significa que qualquer jornalista pode ser extraditado para ser processado judicialmente nos Estados Unidos por ter publicado informações verdadeiras sobre os Estados Unidos", conclui a advogada Jennifer Robinson.

A dois de maio, o fundador do WikiLeaks volta a ser ouvido por um tribunal que poderá decidir-se pela condenação. Assange poderá incorrer numa pena de até 12 meses de prisão. Os advogados de Julian Assange afirmam também que a prisão abre um precedente que pode prejudicar a liberdade de imprensa. Assange foi detido, na quinta-feira, após ter sido retirado pela polícia britânica da embaixada do Equador em Londres, onde esteve exilado por quase sete anos.

A informação é da Eueonews