Comenda Socorro Abreu: mulheres que nasceram para ousar

 

Comenda Socorro Abreu
Acontece na noite desta sexta (12), a entrega da Comenda Socorro Abreu, entregue anualmente pelo PCdoB de Fortaleza a oito mulheres, numa referência ao 8 de março. O evento terá início às 19h, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.
 
O objetivo da comenda é homenagear mulheres que não são necessariamente filiadas ou militantes do PCdoB, mas se destacam no dia a dia, quer seja nas comunidades onde vivem, nas periferias, no trabalho ou mesmo em casa.
 
O caráter simbólico da homenagem, ratifica que o PCdoB reconhece e valoriza o protagonismo da mulher.
 
Quem foi Socorro Abreu
 
Socorro Abreu foi a primeira presidenta do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza e primeira vice presidenta mulher do Diretório Central dos Estudantes da universidade. Ela também ajudou a construiu o Centro Popular da Mulher, de onde foi diretora. 
Militante comunista, era conhecida por sua garra e intensidade, estimulava mulheres a construir a luta pelo fim da violência contra a mulher e para participar mais da política. Divorciada, cuidava de seu filho e disputava a guarda legal. Foi assassinada aos 27 anos em sua residência, fruto da violência que tanto combateu em seus dias de vida.

Homenageadas da *Comenda Socorro Abreu 2019*
 
Lola Aronovich – escritora e professora UFC
 
Tais Matos – Médica de Família
 
Danielle Mendonça – Delegada titular da delegacia de defesa da mulher de Fortaleza
 
Larissa Gaspar – vereadora de Fortaleza 
 
Socorro Osterne – professora UECE e Escritora
 
Socorrinha Silva – liderança comunitária
 
Edicelia Riedel – Engenheira e funcionária pública
 
Maria Ester de Oliveira – Artesã e militante da economia solidária