Brandão e bancada maranhense pedem apoio para vítimas das enchentes

Vice-governador do Maranhão, acompanhado de membros da bancada federal e de outras lideranças estaduais e municipais, pleiteou urgente auxílio para as 18 cidades que já declararam estado de emergência e suporte às mais de 30 vitimadas pelas enchentes.

Presente no encontro, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) salientou a urgência do apoio aos municípios - MDR
O apoio aos municípios maranhenses após as fortes chuvas afetarem o estado foi o tema central de uma reunião realizada na noite desta terça-feira (9), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília (DF). O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhado de membros da Bancada Federal e de outras lideranças estaduais e municipais, pleiteou, junto ao ministro Gustavo Canuto, urgente auxílio para as 18 cidades que já declararam estado de emergência e suporte às mais de 30 vitimadas pelas enchentes.

No encontro, o chefe da pasta garantiu assistência às regiões mais atingidas e instruiu as equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil a disponibilizarem os recursos necessários para o atendimento da população dos municípios mais devastados pelas cheias. “Temos nossas limitações, mas colocamos à disposição nossos recursos a fim de ajudar a Defesa Civil Estadual. Neste momento, digo que não há bandeiras, não há partidos, nossa única preocupação é que as pessoas que estão sofrendo com esta situação tenham algum tipo de conforto”, disse Canuto.

Além de apoio para seguir com as operações de resgate dos moradores e recuperação das áreas que mais sofrem com as inundações, o grupo demandou suporte para fiscalizar a situação de barragens no estado, entre elas a de Pericumã e do Rio Flores. O intuito é garantir a prevenção de acidentes e reforçar a segurança das comunidades que poderiam ser potencialmente afetadas pelo rompimento das estruturas. 

O cenário de inundação provocado pelas cheias dos rios já deixou 422 famílias desabrigadas e 1106 desalojadas no estado. Até o momento, 18 municípios já decretaram Situação de Emergência e outros seguem com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e Defesa Civil após registrarem ocorrências relacionadas ao aumento dos índices pluviométricos.

Sob a coordenação do Governo do Estado, equipes de Bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil cumprem um calendário regular de visitas aos municípios mais afetados com o objetivo de auxiliar o executivo municipal no processo legal de preenchimento das documentações que regularizam o decreto de Situação de Emergência e permitem a homologação estadual e o reconhecimento federal dos eventos anormais vivenciados nesse período.

Presente no encontro, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) salientou a urgência do apoio aos municípios. “Estamos diante de absoluta emergência, razão pela qual a bancada está aqui mais uma vez unida e ao lado do Governo do Maranhão solicitando a parceria do Governo Federal”