China cria tecnologia contra envelhecimento do campo de petróleo

A China Petrochemical Corporation (Sinopec), a maior refinadora de petróleo da China, anunciou sua mais recente inovação tecnológica, que melhora a eficiência da exploração das reservas petrolíferas com uma alta taxa de declínio natural.

China

A inovação, empreendida pelo campo petrolífero do noroeste do grupo, mostra seu principal significado de aplicação na demora eficaz da fase de declínio da produção estimada dos poços petrolíferos.

O campo petrolífero de Tahe, uma importante base de produção de petróleo e gás natural na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, registrou uma queda na taxa de declínio anual de 17% em 2016 para 13,9% neste ano, graças à inovação, segundo especialistas participantes da revisão do projeto.

A inovação também reduziu o custo do petróleo bruto per barril em US$ 3,75, gerando um benefício econômico direto de 1,04 bilhão de yuans (cerca de US$ 155 milhões).

O método técnico não só ajuda a identificar melhor as cavernas subterrâneas de armazenamento petrolífero que ficam abaixo de 6 quilômetros, mas também aumenta a exatidão durante o cálculo da área de detecção ao redor dos poços petrolíferos, a fim de guiar melhor a mineração fina.
Ele também melhora a eficiência da extração petrolífera injetando de volta a água subterrânea no poço, permitindo a subida dos corpos petrolíferos menos densos que a água.

Em 2025, a taxa de declínio anual do campo petrolífero deve cair para abaixo de 12%, disse a Sinopec.

O campo petrolífero de Tahe localiza-se na Bacia de Tarim, uma das maiores bacias petrolíferas da China. Desenvolvida pela subsidiária da Sinopec, a Sinopec Northwest Oil Field Company, o campo petrolífero tem cavernas subterrâneas dispersas com uma alta taxa de declínio natural.

Fonte: Xinhua