Antenor Roberto é governador interino do Rio Grande do Norte

 Militante comunista desde 1981, Antenor é membro do Comitê Central do PCdoB.

Antenor Roberto

Pela primeira vez, na atual gestão, o Rio Grande do Norte será administrado por um militante do Partido Comunista do Brasil. No caso, o vice-governador, Antenor Roberto, assume interinamente a chefia do executivo Estadual, desta quarta-feira (3) até a próxima segunda-feira (8).

A transmissão de cargo acontece em razão da viagem da governadora Fátima, que está em missão oficial para Boston/EUA, onde proferirá palestra, no dia 6, sobre “Aprendizagem: Caminhos para uma Educação Pública de Qualidade”, na Conference at Harvard & MIT 2019.

Integrante da chapa encabeçada pela ex-senadora Fátima Bezerra (PT), única mulher eleita no último pleito para comandar um executivo stadual, Antenor é militante histórico do PCdoB, tendo presidido a legenda no Estado em vários períodos.

Em afetuosa mensagem postada em rede social, Fátima Bezerra declara ter “orgulho e alegria de passar o cargo a Antenor”, e confia em que o vice-governador, juntamente com o secretariado, assumirá a gestão plenamente, “com todas as prerrogativas que a Constituição lhe assegura”.
Por sua vez, agradecendo a confiança, Antenor declarou receber a missão com “honra, alegria e serenidade”. Afirmou, ainda, que a substituição de uma política e gestora da envergadura de Fátima representa “o momento mais elevado e de maior responsabilidade que a vida política e militante lhe apresentou”.

Nas redes sociais de ambos, muitos votos de êxito, e reconhecimento à atuação, competência e capacidade política e profissional de Antenor.

Trajetória

Antenor Roberto Soares de Medeiros, nasceu em 7 de junho de 1961, no município de Currais Novos/RN. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e é procurador do Estado do Rio Grande do Norte. Na militância política, começou atuando no movimento estudantil, presidindo o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Filiou-se ao PCdoB em 1981, onde foi responsável por várias secretarias, também presidindo o Comitê Estadual em várias gestões. Atualmente faz parte do Comitê Central do PCdoB, eleito durante o 12° Congresso em 2009.

Antenor Roberto é o terceiro comunista a assumir um Governo no RN. O primeiro foi o operário José Praxedes, durante Insurreição Comunista de 1935, protagonizada pela Aliança Nacional Libertadora, que durou apenas quatro dias. O segundo membro do Partido a assumir a chefia do Governo do Estado foi o então vice-governador, Fabio Dantas, durante a gestão de Robson Faria (2015-2018), no período de 24 a 28 de junho de 2015.