Empresa estatal socialista no centro da economia cubana

O chefe da Comissão Permanente para a Implementação e Desenvolvimento das Diretrizes do Partido Comunista de Cuba (PCC), Marinho Murillo, assinalou nesta quarta-feira (3) que a empresa estatal socialista é a base do novo modelo econômico.

Marinho Murillo

Um informe publicado no jornal Granma acrescenta que ainda persistem deficiências nas Organizações Superiores de Direção Empresarial (OSDE), mas se batalha para resolve-las.

A reportagem indica que Murillo interveio em um encontro de trabalho do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, com membros das juntas de governo.

Marinho Murillo destacou que a existência de estruturas superdimensionadas, incrementos nos orçamentos de despesas, demasiadas reuniões e trâmites, e uma excessiva centralização de funções, atividades e decisões de concorrência empresarial são algumas deficiências das OSDE.

A respeito, o mandatário cubano considerou como determinante dedicar tempo a esses problemas, porque caso contrário o país ficará parado no tempo.

Nessa ocasião, Díaz-Canel ratificou que a questão essencial e o ator mais importante do modelo econômico cubano está na empresa estatal socialista, à qual deve ser dado um apoio cada vez maior.

As Juntas de Governo foram criadas para supervisionar o funcionamento do sistema empresarial e jogam um papel decisivo ao representar os interesses do Estado no controle do gerenciamento.

Murillo especificou o cumprimento de suas funções, que consolida o trabalho na análise e aprovação da distribuição de lucros no sistema de negócios, bem como o cumprimento dos indicadores de gestão e os resultados da gestão empresarial.

Sobre o aperfeiçoamento da empresa estatal, que começou desde 2011 e que continua na atualidade, afirmou que se estudam ou estão aprovadas várias políticas que preveem a ampliação do alcance do sistema empresarial, mencionando a criação de empresas de alta tecnologia, de parques científico-tecnológicos e de vínculos entre as universidades e empresas, bem como o desenvolvimento de empresas produtoras de aplicativos e serviços informáticos.