Beatriz Sarlo: ''O governo de Macri fracassou''

A jornalista e ensaísta argentina Beatriz Sarlo criticou duramente a aliança macrista em uma entrevista realizada neste fim de semana a uma emissora de rádio, na qual foi perguntada sobre a crise econômica e o aumento da pobreza. Disse que a gestão da coalizão governante está baseada em “cifras muito ruins, que produzem muito sofrimento”.

Beatriz Sarlo - Foto: Sandra Cartasso

Além disso, expressou sua preocupação acerca do modo em que se “a pobreza e a indigência vêm se consolidando no país, de uma forma que será muito difícil reverter”.

“Este é um governo que fracassou”, sentenciou a intelectual. O macrismo, segundo ela, “chegou prometendo que em três meses solucionaria o problema da inflação. Foi a Davos dizer que voltaria com um caminhão cheio de feijões mágicos. Confiou em seus companheiros empresários, que eles iriam investir enquanto o mercado pedalava em cima do dólar e dos títulos emitidos pelo Banco Central”, comentou.

Nesse sentido, a autora de El Imperio de los Sentimientos, e do mais recente La Intimidad Pública, imaginou “o possível desespero de Macri pela reeleição, já que, se não conseguir essa vitória, ficará marcado na história como um fracasso absoluto”.

Não é a primeira vez que Sarlo questiona com dureza o governo encabeçado por Mauricio Macri. Em 2018, três anos depois da posse do presidente, ela comentou que Macri “parece um ignorante, disse que consertava tudo em três meses, e isso foi hipocrisia ou cinismo, ingenuidade não”.

Nesse então, ela agregou também que: “Macri não venera a cultura, e poderia querer substituir essa defasagem por outras coisas, mas não vejo muitas virtudes nas quais poderia se agarrar: ele não fala bem, não trabalha 24 horas por dia, talvez saiba dar boas ordens verticalmente”, agregou a docente universitária. Meses antes, a filósofa havia feito comentários ainda mais demolidores ao mandatário, com frases como: “ele tem esse estilo verticalista forte, se importa muito pouco com o que as pessoas pensam. Macri é autoritário na dimensão de quem decide”.