PCdoB, PT, PDT e PSOL repudiam ação de Trump nas Colinas de Golã

Nesta terça-feira (26) os presidentes e secretários de relações internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) assinaram uma nota conjunta onde se manifestam “contra mais esta violação do direito internacional por parte dos EUA e de apoio às resoluções do Conselho da ONU”.

Netanyahu com Trump

Os partidos repudiam a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump que “reconheceu” o controle israelense sobre as colinas de Golã, território sírio ocupado por Israel em 1967. O gesto de Trump é mais uma afronta à legalidade internacional pois contraria a resolução do Conselho de Segurança da ONU de 1981 que reconhece a soberania síria e considera que a “decisão de Israel impor suas leis, jurisdição e administração nas colinas sírias ocupadas é nula e sem efeito internacional“.

Leia a íntegra da nota:

Presidente dos EUA, Donald Trump, viola resoluções da ONU em relação à soberania da Síria nas Colinas de Golan

Na última segunda feira, a porta-voz da Secretaria Geral da ONU, Stéphane Dujarric, face à posição dos EUA, reafirmou que o status internacional das Colinas de Golan, , território sírio ocupado por forças armadas israelenses na Guerra de 1967, e anexada unilateralmente pelo Estado israelense em 1981, está consagrado nas resoluções do Conselho de Segurança.

A declaração se deu em resposta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reconheceu formalmente por meio de decreto presidencial a soberania de Israel sobre as Colinas de Golan.

Os presidentes e representantes dos Partidos Políticos abaixo assinados se manifestam publicamente contra mais esta violação do direito internacional por parte dos EUA e de apoio às resoluções do Conselho da ONU, em defesa da Paz e do desenvolvimento dos países na região do Oriente Médio.

Luciana Santos, presidenta do PCdoB

Gleise Hoffman, presidenta do PT

Carlos Lupi, presidente do PDT

Juliano Medeiros, presidente do PSOL

Walter Sorrentino, vice presidente nacional do PCdoB e secretário de relações internacionais

Monica Valente, secretária de relações internacionais do PT

Israel Dutra, secretário de relações internacionais do PSOL

26/03/2019