Líderes da UE dão última chance ao Reino Unido para Brexit organizado

Líderes da União Europeia disseram nesta sexta-feira (22) que o Reino Unido tem uma última chance de deixar o bloco de modo organizado, após darem ao Parlamento britânico prazo até 12 de abril para aprovarem um plano ou escolherem a separação sem um acordo.

Theresa May - Foto: REUTERS-Piroschka van de Wouw-TPX IMAGES OF THE DAY

A primeira-ministra britânica, Theresa May, saudou a decisão da União Europeia de adiar o Brexit, afirmando que os parlamentares britânicos têm agora escolhas claras sobre o próximo passo a dar.

Ao chegar para o segundo dia de uma cúpula dominada por conversas sobre a saída do Reino Unido, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que espera por uma decisão racional dos parlamentares britânicos em apoio ao acordo que May deliberou com Bruxelas.

As preparações para uma retirada sem acordo, na qual o Reino Unido enfrentaria súbitas barreiras comerciais e restrições aos negócios, entretanto, ainda estavam em andamento, disse Michel a repórteres.

“Essa provavelmente é a última chance para o Reino Unido informar o que quer para o futuro,” disse Michel. “Mais do que nunca, isso está nas mãos do Parlamento britânico,” afirmou, acrescentando que os 27 líderes da UE não estavam cegos para os riscos de não haver acordo.

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, disse que acredita que May, que não compareceu ao segundo dia da cúpula, tem 50% de chance de conseguir aprovar o acordo na Câmara dos Comuns.

“Para mim, a esperança é a última que morre”, disse Bettel.

Na quinta-feira, sete horas de debate na cúpula mantiveram uma série de opções em aberto para os líderes, que dizem lamentar a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, mas estar ansiosos para consumar a saída de forma ordenada.

Veja abaixo a íntegra das conclusões finais da cúpula da UE.

1-A União Europeia toma conhecimento da carta da primeira-ministra britânica, Theresa May, do dia 20 de março de 2019.

2-Em resposta, o Conselho Europeu aprova o documento relacionado ao Acordo de Retirada e à Declaração Conjunta que complementa a Declaração Política acordada entre a Comissão Europeia e o governo do Reino Unido em Estrasburgo no dia 11 de março de 2019.

3-O Conselho Europeu concorda com uma extensão até 22 de maio de 2019, desde que o Acordo de Retirada seja aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana. Se o Acordo de Retirada não for aprovado pela Câmara dos Comuns na próxima semana, o Conselho Europeu concorda com uma extensão até 12 de abril de 2019 e espera que o Reino Unido indique um caminho adiante antes desta data para consideração do Conselho Europeu.

4-O Conselho Europeu reitera que não pode haver nenhuma modificação no Acordo de Retirada que foi acertado entre a União Europeia e o Reino Unido em novembro de 2018. Qualquer compromisso, declaração ou outro ato unilateral precisa ser compatível com a carta e o espírito do Acordo de Retirada.

5-O Conselho Europeu pede que se dê continuidade a trabalhos de preparação e contingência em todos os níveis para as consequências da saída do Reino Unido, levando em consideração todos os cenários possíveis.

6-O Conselho Europeu continuará acompanhando a questão.