Manuela d`Ávila diz que ao encarcerarem Lula prenderam um sonho

Candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT) nas eleições presidenciais passadas, Manuela d`Ávila (PCdoB) afirmou que “a prisão de Lula nunca foi apenas a prisão de um ex-presidente, mas a prisão de um sonho”.  

Lula Livre - Paulo Pinto/Agência PT

Ela reforçou no Encontro Nacional Lula Livre, realizado no sábado (16), em São Paulo, a unidade dos partidos de esquerda e movimentos sociais para reforçar a campanha pela libertação do ex-presidente.

Segundo Manauela,as bases sociais dos partidos de esquerda já estão unidas, porque sofrem na pele as consequências do "inverno" político pelo qual o Brasil vem passando, seja pelos ataques aos direitos dos trabalhadores, seja pela violência crescente contra as mulheres.

Destacou ainda que a perseguição ao PT movida por setores da imprensa e do Judiciário é também contra tudo aquilo que a esquerda representa.

Ela frisou que a "primavera" que vai superar esse "inverno" é feminista, e encerrou sua fala citando o poeta Thiago de Mello: "Faz escuro mas eu canto, porque o amanhã vai chegar. Vem ver comigo, companheiro, a cor do mundo mudar”.

A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), reiterou a necessidade de reforçar a unidade de esquerda. “Não cabe luta de protagonismo agora, é hora de unir a esquerda. Nosso lugar é na rua lutando por Lula Livre. Vamos fortalecer a campanha pela liberdade de Lula com unidade”, disse.

O ex-ministro Fernando Haddad afirmou que todos são testemunhas vivas de uma das maiores injustiças já cometidas contra um líder popular na história do país. Pera ele, encerrar o cárcere político do ex-presidente está no cerne do debate público nacional – com manifestações crescentes também em diversos outros países.

“Difícil falar de uma coisa inaceitável que é a prisão de Lula. Todos nós temos respeito pelo projeto que ele representa, pela sua origem. (…) Os líderes mundiais se intimidavam pela presença do Lula”, falou Haddad.