Baixo Guandu (ES) sediará a superfinal do mundial de parapente

 O estado do Espírito Santo vai sediar, pela primeira vez na sua história, a etapa final de um campeonato mundial na área esportiva. Baixo Guandu, localizada no Noroeste do Estado, vai receber mais de mil visitantes entre 19 e 30 de março, quando aqui se realiza a superfinal do Campeonato Mundial de Parapente. 

Final do campeonato mundial de paramente

 Serão 150 pilotos de 38 países competindo na superfinal do Parapente, com as atividades concentradas na rampa do Monjolo, que fica a 25 quilômetros do centro de Baixo Guandu e é considerada uma das 10 melhores do mundo, a 1ª do Brasil.

Baixo Guandu está se preparando para receber esta grande atração internacional do esporte, que vai movimentar aproximadamente R$ 1 milhão na economia da cidade com os mais de mil visitantes, sendo 300 deles estrangeiros.

O prefeito Neto Barros usou ontem as redes sociais para falar da importância da final do mundial de parapente, lembrando que o sonho de alavancar o município através do esporte e do turismo começou em 2001, acabou suspenso “por falta de visão e desamor e ficou adormecido ”, quando a atual gestão acreditou no potencial do voo livre. “De 2013 para cá decolamos”, disse o prefeito.

Nos últimos seis anos, sempre com incentivo e apoio da Prefeitura, Baixo Guandu já sediou etapas dos campeonatos estadual, brasileiro, pan-americano e mundial de parapente, transformando a cidade numa referência mundial do esporte.

E o ápice desta trajetória acontece neste mês de março de 2019: por escolha dos próprios pilotos, Baixo Guandu vai sediar durante 11 dias as competições da superfinal do mundial de parapente. São 5 pilotos brasileiros competindo e mais 145 de aproximadamente 38 países, num espetáculo que colore o céu da cidade e faz com que o Guandu se transforme numa grande diversidade cultural e de idiomas.

“Os pilotos de todo o mundo adoram a cidade, pela receptividade da população e pela segurança que ela proporciona, com violência praticamente zero”, disse na semana passada o representante da Associação Capixaba de Voo Livre, Marcos Aurélio Pinheiro, que já está em Baixo Guandu preparando a organização da competição.

Reconhecida por lei estadual como Capital Capixaba do Voo Livre, Baixo Guandu possui a melhor rampa do Brasil para a prática do Parapente (Monjolo) e as térmicas aqui são consideradas excelentes para a prática do esporte.