China ajudará Venezuela na restauração do fornecimento de energia

A China está pronta para ajudar a Venezuela a restaurar o fornecimento de energia à população, declarou nesta quarta-feira (13) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang.

China Venezuela

O porta-voz da chancelaria chinesa expressou preocupação com relatos de que o acidente foi causado por um ataque cibernético ao sistema energético, e indicou a prontidão da China em ajudar o parceiro latino-americano.

“Esperamos que o lado venezuelano investigue as causas do acidente o mais rápido possível, bem como restaure o fornecimento de energia e a ordem pública”, acrescentou.

Respondendo à pergunta sobre se a China poderia enviar especialistas para participar da investigação, o diplomata chinês disse que ainda não tinha informações sobre este assunto.

Anteriormente, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que vai pedir às autoridades da Rússia, China, Irã e Cuba, assim como à ONU, que apoiem a investigação do recente ataque ao sistema energético do país.

O colapso energético na Venezuela ocorreu no dia 7 de março após um acidente na hidrelétrica do país, Guri, responsável por 80% de toda a energia fornecida.

O acidente atingiu mais duramente o sistema de transporte e os serviços públicos, pelo menos 20 dos 23 estados venezuelanos foram atingidos por apagão. O Governo venezuelano chamou o incidente de “sabotagem” e episódio da guerra energética contra o país.