Começa filmagem da obra sobre soldados da Guerra Fria cubanos

Começa em Cuba a filmagem de “Wasp Network”, baseado no livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”.

Do Nocaute

Cuba

Começou a filmagem em Cuba de “Wasp Network”, baseado na história dos cinco agentes cubanos capturados nos Estados Unidos, sob a direção do laureado cineasta francês Olivier Assayas.

Inspirado no livro Os últimos soldados da Guerra Fria, do escritor e jornalista brasileiro Fernando Morais, o filme conta com um elenco de atores de primeiro time, como o mexicano Gael García Bernal, a espanhola Penélope Cruz, o venezuelano Edgar Ramírez, o brasileiro Wagner Moura, o argentino Leonardo Sparaglia e a cubana Ana de Armas, que vem desenvolvendo uma notável carreira em Hollywood.

Na produção atuam também os atores cubanos René de la Cruz, Iris Pérez y Omar Alí, junto a uma extensa equipe de produção da Ilha.

O filme começou a ser rodado em Varadero, na província de Matanzas, e também se rodará em diversas locações de Havana e outras regiões da Ilha.

A realização deste filme desperta expectativas tanto pela equipe internacional que a realiza quanto pelo êxito do livro de Morais, que se converteu em um best seller internacional.

O produtor Rodrigo Teixeira comentou que “levar Wasp Network ao cinema é um sonho transformado em realidade” e elogiou a equipe de “Olivier e este grupo de atores fantásticos”.

O filme mergulha na trama de um dos casos de inteligência mais célebres na tensa relação entre Cuba e Estados Unidos. Narra a historia dos agentes cubanos que se infiltraram em organizações de Miami consideradas terroristas pelo governo de Habana, os quais foram julgados em 1998 por acusações de conspiração e espionagem.

Dois dos “Cinco” – como são conhecidos em Cuba –, cumpriram suas penas antes de voltar à Ilha e os três restantes regressaram a Havana por um indulto do presidente Barack Obama em meio ao histórico restabelecimento de relações diplomáticas entre ambos países, em 17 de dezembro de 2014.

O filme será distribuído internacionalmente pela produtora francesa Orange Studio, que detém os direitos de venda.

Alguns dos atores, como Moura, Sparaglia y Ana de Armas, já estão filmando em Cuba, enquanto nos próximos dias se espera a chegada de outras figuras que participarão do longa metragem.

O diretor Olivier Assayas (París, 1955) tem uma extensa obra cinematográfica com mais de vinte títulos e foi integrante do júri do prestigioso Festival de Cannes.

Entre seus trabalhos mais reconhecidos estão Las horas del verano, premiada pela crítica nos Estados Unidos; Something in the air, laureada por seu roteiro no Festival Internacional de Veneza; Personal Shopper, premio de Melhor Diretor em Cannes; e a minissérie Carlos.