De Sobral ao Novo Mundo: como Einstein levou o Vaticano para a América

Em texto publicado nesta quarta-feira (6) na Folha de S.Paulo, o colunista Marcelo Viana recorda a contratação do físico Albert Einstein pelo Institute for Advanced Study, nos Estados Unidos. Einstein já era uma “figura mítica” depois de usar um eclipse em Sobral (CE) para confirmar sua teoria da relatividade geral. Ao deixar a Alemanha, já sob a vigência do nazismo, o “papa da física” provocou uma revolução, “como se o Vaticano tivesse mudado para a América”. Confira o texto.

Einstein no Brasil
Einstein, o papa da ciência, emigrou para o Novo Mundo

Por Marcelo Viana*, na Folha de S.Paulo

Quando Abraham Flexner se lançou na construção do Institute for Advanced Study (IAS) de Princeton, ele tinha uma certeza: o sucesso da instituição dependeria, acima de tudo, da excelência de seus professores. E Flexner tinha um plano.

Seu ídolo, Coit Gilman, fundador da universidade Johns Hopkins, percorrera a Europa em busca dos melhores pesquisadores, “aqueles que ensinam melhor mesmo sem ensinarem”. Flexner pretendia imitá-lo. Só não podia prever que conseguiria o prêmio máximo.

Albert Einstein já era uma figura mítica. Depois que a observação do eclipse de 1919, em Sobral, Ceará, confirmou as previsões da teoria da relatividade geral, Einstein virou pop: estavam dando seu nome a bebês, escolas, hospitais e até cigarros!

Ofertas de emprego choviam das melhores instituições, inclusive da própria universidade de Princeton, vizinha do futuro IAS. Mas até então Einstein declinara deixar Berlim, apesar da crescente degradação da situação dos judeus. Em 1932, Flexner aproveitou que o físico estava de visita à Califórnia para lhe fazer uma proposta. Einstein gostou do formato do IAS e também já concluíra que sua posição na Alemanha era insustentável. Em 4 de junho daquele ano, aceitou tornar-se o primeiro professor do IAS.

Ainda havia que decidir a questão espinhosa do salário. Einstein pediu US$ 3 mil por ano, alvitrando que talvez pudesse viver com menos. Flexner respondeu fixando o valor em USS$ 10 mil. Assim, em 17 de outubro de 1933, Einstein desembarcou em Nova York com sua esposa, Elsa, para integrar o novo instituto.

O físico francês Paul Langevin, amigo de Einstein, disse que foi como se o Vaticano tivesse mudado para a América: “O papa da física mudou-se e agora os EUA se tornarão o centro das ciências naturais”. Importante contribuição de Adolf Hitler à construção do poderio científico, tecnológico e econômico americano…

Nos anos finais de sua carreira no IAS, Einstein trabalhou na compatibilização da teoria da relatividade com a mecânica quântica. Nisso ele fracassou, e a obra continua inacabada. A cada vez que as duas divergem, sua tendência era achar que o problema estava na mecânica quântica (“Deus não joga dados”), mas até os nossos dias as evidências vêm confirmando as previsões quânticas, por mais inacreditáveis que pareçam.

Esses anos também viram a completa degradação da relação entre Einstein e Flexner até que, em 1939, uma revolta dos professores liderada pelo físico forçou o diretor a se demitir. Einstein deixou como legado uma profunda revolução no modo como entendemos o universo, quebrando paradigmas profundamente enraizados. Mas suas ideias também conduziram a mudanças importantes no nosso dia a dia. Disso falaremos brevemente.

* Marcelo Viana é diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ganhador do Prêmio Louis D., do Institut de France