Desumanização em marcha

 A desumanização parece ter se concluído em muitas pessoas. Situações assim são comuns em guerras. O outro, o adversário, o inimigo, é "desumanizado" e passa a ser tratado como se fosse uma "coisa". Assim o governo norte-americano, por exemplo, fez com os coreanos do norte, com os vietnamitas do sul e com os japoneses. Eram os "gooks". Não eram pessoas, eram inimigos a liquidar.

Por Marcelo Seráfico *

Lula - Foto: Ricardo Stuckert

No Brasil quem conhece bem isso são os negros, pois viveram e vivem a existência de "inimigos" ou, no máximo, serviçais. Carregam na própria pele a justificativa para a violência de que são objeto. Em verdade, é assim com todo pobre, mas a gradação da violência varia com a maior ou menor possibilidade de atenuar os sinais de pobreza.

Uma roupa melhor, um modo de falar formalmente elaborado, certo domínio de etiquetas sociais etc., tudo ajuda a dissimular a pobreza e a minimizar seus efeitos sobre suas vítimas. Mas não há como se livrar da cor da pele, a não ser deixando de ser pobre. Foi o que ensinou o brilhante e triste Michael Jackson.

Mas voltando ao espetáculo mórbido de desumanização ao qual estamos sendo expostos desde que essa família de doentes ganhou projeção política. Lula representa para eles um inimigo a ser eliminado. Não é uma pessoa. Como não é ninguém que seja diferente deles. Ou se é igual ou subordinado. Esse é o mundo lúgubre dessa horda.

A desumanidade implica a desumanização do outro. Para afirmá-la é preciso também negá-la ao outro. Trata-se de um esforço monumental de rebaixamento geral das poucas conquistas civilizatórias obtidas com muito custo.

Lula, queira-se ou não, representa as ambiguidades de uma nação mergulhada em desigualdades. É o único fruto dessa nação que se tornou seu líder. E como tal foi capaz de governar.

Sabes que sou um crítico dos governos de Lula e Dilma. Um crítico, quero acreditar, à esquerda. Mas não tenho dúvida de que ele representa e encarna tudo o que nossas elites mais odeiam e temem, a pobreza. Por isso, no Brasil de hoje o extermínio da pobreza é igual ao extermínio dos pobres. Lula não é pobre, mas representa a pobreza.

A luta dessa gente desumana é para mostrar o "lugar dos pobres", para mostrar que pobre é bicho, precisa ser preso, não ter direitos, não ter família, não saber o que é dignidade.

É muito sério!!

É muito grave!!

E que haja tantas pessoas no país concordando com tudo isso é sinal alarmante de nossa involução civilizatória.

Lula revela para o mundo o que é ser pobre no Brasil. Aquilo pelo que está passando é emblemático. E não tenho mais nenhuma dúvida de que em sua biografia encontraremos a síntese mais que perfeita de nossa sociedade tupiniquim.

Eu estou profundamente desalentado com o que estamos vivendo, vendo, sentindo.

Nem nos meus prognósticos mais sombrios – e eles sempre são bem sombrios – eu consegui imaginar algo assim.

Meu esforço pessoal é para não me desumanizar e para continuar acreditando que essas pessoas são doentes. Sua doença é não gostar de pessoas que não sejam iguais a si mesmas ou aceitem subordinar-se a eles sem resistência.

Lula sabe disso e de muito mais. Minhas críticas políticas a ele não apagam minha admiração. Não é comum uma pessoa que sobrevive às injustiças e desumanidades a que ele vem sendo submetido com a grandeza dele.

Preso, Lula é mais livre que toda essa gente. Grades contém o deslocamento do corpo. Mas o que dizer de mentes que impedem a formação de seres humanos?