Medalha Theodosina Ribeiro 2019 enaltece a memória de Lélia Gonzalez

Pela primeira vez, a premiação destaca uma personalidade importante da história dos movimentos sociais, ‘in memorian’. Entre as homenagens desta edição, estão a marca Preta Pretinha, a filósofa Djamila Ribeiro e a cantora Eliana de Lima. 

Deputada Leci Brandão na abertura da cerimônia em 23.03.18 – Foto: Carina Gomes

Desde seu segundo ano no Parlamento paulista, a deputada Leci Brandão vem valorizando a atuação de mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade. “O objetivo da criação da Medalha Theodosina foi, justamente, organizar uma cerimônia de reconhecimento do poder público a lideranças femininas da nossa sociedade. Nossas heroínas estão sempre fazendo a diferença. Cabe a nós mostrar quem elas são e a importância do trabalho delas na vida das pessoas”, explicou Leci. A cerimônia acontece no dia 11 de março, segunda-feira, às 09h30, no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, sendo um evento gratuito e aberto ao público em geral.

A novidade é que a Medalha vai agregar o reconhecimento público a uma personalidade importante da história dos movimentos sociais ‘in memoriam’. Lélia Gonzalez é o primeiro nome a batizar uma edição do prêmio que já está no seu sétimo ano. (Leia mais sobre Lélia no link https://tinyurl.com/y4szbwnd). “De certa forma, a cerimônia já fez isso no ano passado ao homenagearmos Marielle Franco. Nós apenas agregamos a ideia pela necessidade de resgatarmos a história de pessoas que fizeram tanto pelo nosso povo diante destes tempos sombrios de fake news”, explica a assessora Rozina Conceição, assessora do mandato e organizadora do evento. A vereadora e ativista dos direitos humanos foi assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. O crime, até hoje não solucionado, também matou o motorista de Marielle, Anderson Gomes.

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP), a Medalha foi instituída em 2015 após aprovação de um Projeto de Resolução da deputada, mas já vinha sendo realizada desde 2012. Ao ser instituída como uma Resolução, a outorga da Medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. De acordo com a justificativa da proposta, “a Medalha tem por objetivo reconhecer o trabalho e as ações de mulheres que empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade”. Em 2018, 16 mulheres receberam a Medalha, entre elas, a então liderança Érica Malunguinho, atualmente a primeira mulher trans eleita deputada estadual em São Paulo, e Dra. Joana D’Arc, cientista brasileira.

 
Leci e Erica Malunguinho – 23.03.18 – Fotos: Carina Gomes

 
  
Leci e Dra. Joana Dar’c – 23.03.18 – Fotos: Carina Gomes

Conheça Theodosina Rosário Ribeiro

Inspiração para o nome da Medalha, Dra. Theodosina nasceu em 29 de maio de 1930 na cidade de Barretos (SP). Foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Dra. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros ingressarem na política.
 

 Dra. Theodosina e Leci – 24.03.17 – Foto: José A. Teixeira
SERVIÇO:

Sessão Solene de Outorga da Medalha Theodosina Ribeiro 2019
Edição Lélia Gonzalez
11 de março l 09h30 l segunda
Plenário Juscelino Kubitschek
Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo/SP

Iniciativa e Realização
Assembleia Legislativa de São Paulo
Deputada Leci Brandão

Assessoria de Comunicação e Imprensa
[email protected]
(11) 3886-6790, com Carla/Carina

Acompanhe a transmissão, ao vivo, pela página da Deputada Leci Brandão no Facebook ou pela TV Alesp no canal 61.2 da TV digital.

Mais informações
Secretaria de Gabinete
(11) 3886-6790 – [email protected]

*o estacionamento da ALESP estará liberado para o evento