Lamy pede reunião para salvar a Rodada de Doha

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, recomendou aos 150 países do organismo que se reúnam na última semana de junho em Genebra se quiserem concluir a tempo e com sucesso as negociações da Rodada do Desenvolvimento de Doha

Lamy pediu aos embaixadores desses países perante a OMC que transmitam a seus governos que os ministros do comércio devem se reunir na semana do dia 26 de junho visando a acertar as fórmulas para cortar os subsídios e as tarifas de produtos agrícolas e industriais. "O calendário que temos pela frente é mais uma questão de dias do que de semanas", disse o diretor-geral da OMC aos embaixadores.

 

 

A reunião teve caráter informal e Lamy lembrou a urgência da situação se a intenção for concluir no tempo previsto, no final de 2006, a Rodada do Desenvolvimento de Doha. As divergências entre os membros da OMC impediram, no dia 30 de abril, que os países chegassem a fórmulas para aprofundar a liberalização do comércio dos produtos agrícolas e industriais mediante reduções de tarifas, entre outros.

 

 

Com agências