Flávio Dino: Carnaval do Maranhão

Nosso estado está vivendo transformações em várias áreas. Na educação, com escolas e professores tratados dignamente. Na segurança, reduzimos os índices de mortes violentas, com mais policiais nas ruas. E temos conseguido sobreviver à maior crise da história do país pagando os servidores públicos em dia, o que é importante para toda a sociedade.

Por Flávio Dino*

.

Na cultura, também começamos a viver um novo momento. O povo voltou a tomar as ruas em festa, numa celebração espontânea de nossos ritmos, nossas cores e nossas fantasias. E o Governo do Estado vem dando todo o apoio possível a esse momento que o Carnaval do Maranhão vive.

Por um mês inteiro, o maranhense pôde pular o pré-Carnaval nas ruas da capital, aproveitando os blocos que contaram com apoio do Governo do Estado por meio de edital. Estima-se que ao menos 50 mil foliões passaram pelas ruas do Centro Histórico. O esquenta do Carnaval já começou a animar o Circuito Beira-Mar, valorizando essa área de fácil acesso presenteada com a belíssima vista do Rio Anil e da Baía de São Marcos.

No Carnaval, serão mais de 300 atrações para animar o período momesco dos maranhenses. Na Beira Mar, a programação prestigia nossos artistas em associação criativa com atrações de outros estados. Encontram-se no domingo o grupo Lamparina com Chico César e Lucy Alves. Mais tarde, Tatau faz a festa. Na segunda-feira, é a vez da banda Criolina receber Moraes Moreira. O Carnaval encerra na terça com Flávia Bittencourt recebendo Vanessa da Mata e o grupo Argumento recebendo os sambistas Arlindinho e Dudu Nobre.

Mantivemos e reforçamos os tradicionais circuitos do Ceprama, Nauro Machado e Madre Deus – este, com investimento de mais de R$ 600 mil na reforma das sedes dos grupos culturais. Na Passarela do Samba, com nosso apoio e da Prefeitura de São Luís ocorre o tradicional desfile das escolas de samba, blocos, tambor de crioula, tribos de índios e turmas de samba. Lá estarei novamente este ano, como todo Carnaval.

Além da folia e diversão, com essa ampla programação também oportunizamos a geração de emprego e renda. O segmento do turismo prevê incremento de 20% da atividade neste Carnaval. A cadeia econômica da cultura e do turismo impactam positivamente milhares de microempreendedores formais e informais, que terão oportunidade de obter maiores ganhos com a comercialização de seus produtos durante os eventos.

Para garantir a segurança e tranquilidade dos nossos foliões, reforçamos o contingente policial nas ruas para oferecer cobertura adequada na capital e no interior. Estruturamos, ainda, um plano de educação, conscientização e fiscalização de trânsito, buscando evitar acidentes ocasionados pela combinação de álcool e direção, e salvando vidas. Também temos campanhas visando evitar assédios e abusos, pois a liberdade individual é incompatível com tais atos agressivos e ilegais.

Destaco que respeitamos todos os públicos e suas formas de viver, e por isso mais uma vez estamos apoiando fortemente a Semana dos Retiros Culturais, lei de iniciativa do mandato da hoje senadora Eliziane Gama.

Tenho muita alegria de ver a ampla participação popular na programação de Carnaval, marca histórica de nosso povo que andava renegada. Agora, os blocos retornam às ruas, a população brinca e se diverte, como tem direito, e a festa se transforma em uma construção conjunta, de todos e para todos. Vamos às ruas, com alegria, respeito, moderação e em paz.

*É governador do Maranhão (PCdoB).