Legado do golpe: Brasil cresce apenas 1,1% no último ano de Temer 

A expansão consistente da economia brasileira – uma das promessas dos golpistas que depuseram a presidenta Dilma Rousseff (PT) – não se concretizou. Em 2018, no último ano sob o governo Michel Temer (MDB), o Produto Interno Bruto (PIB) do País cresceu apenas 1,1% – um “pibinho” rigorosamente igual ao de 2017.

Michel Temer

É o que aponta Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela divulgação, nesta terça-feira (19) dos números do Monitor do PIB. Conforme os cálculos, a modesta alta foi puxada principalmente pelos serviços, que se expandiram 1,3% no ano. A indústria e a agropecuária, estagnados, tiveram avanços de tão-somente 0,4% e 0,6%, respectivamente.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País. Poucos segmentos realmente se destacaram em 2018. Os serviços de informação chegaram a registrar queda (-0,1%). A construção civil – um dos segmentos com maior potencial de geração de empregos – caiu ainda mais (-2,4%).

O consumo das famílias avançou 1,8% e o consumo de governo, 0,2%. As exportações tiveram alta de 4%, inferior ao crescimento de 8,1% das importações.

No último trimestre de 2018, conforme a FGV, o PIB ficou estável na comparação com o trimestre anterior. O desempenho oficial do PIB é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que só deve divulgar o resultado de 2018 no próximo dia 28.

Com informações da Agência Brasil