FEBRAGEO repudia práticas antissindicais da direção da Petrobras

A Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO – lançou nota pública neste domingo, 17, em que se manifesta sobre a situação imposta pela Petrobras à engenheira metalúrgica Carla Marinho e à geóloga Ana Patrícia Laier.

Febrageo
Profissionais com competência consagrada, ambas foram destituídas de suas atribuições de consultoras técnicas, em razão de pertencerem aos quadros de direção da entidade sindical representativa dos trabalhadores: o Sindipetro-RJ.

Para a FEBRAGEO, o ato discricionário tomado pela recém-empossada direção da Petrobras “prejudica a carreira das duas profissionais” e configura “violação à convenção nº. 98 da Organização Internacional do Trabalho – OIT”.

Além de se solidarizar com as trabalhadoras e de considerar que a medida atenta contra a liberdade de organização e contra a própria democracia, a FEBRAGEO expressa seu “repúdio e indignação”, entendendo o ato como “um ultraje contra o corpo técnico da Petrobras.

Por fim, manifestando a expectativa de que tais ações sejam revistas para o próprio bem da companhia, a FEBRAGEO indaga: Ficaremos à mercê da definição de "consultorias ideologicamente alinhadas" com cada governo federal que se eleger?

Veja, a seguir, a Nota da FEBRAGEO, na íntegra…

Nota da FEBRAGEO sobre a Situação de Profissionais na PETROBRAS

A FEBRAGEO vem a público manifestar-se contra o ato de violação à convenção número 98 da OIT praticado pela atual gestão da PETROBRAS. Nos últimos dias 05 e 08 de fevereiro de 2019, esta empresa, com ampla tradição de respeito às normas trabalhistas, em um ato discricionário prejudicou a carreira profissional de duas profissionais de nível superior, destituindo-as de suas atribuições de consultoras técnicas em função das mesmas pertencerem aos quadros diretivos do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ). Embora a natureza da função associativa/sindical enseje na necessidade do debate do contraditório, em um regime de respeito à democracia, entendemos que a atual direção da PETROBRAS não se sente confortável com essa realidade.

Assim, a FEBRAGEO se solidariza com a engenheira metalúrgica e de materiais Carla Marinho, detentora de mestrado na sua área de formação profissional e especialista em “Ensaios Não Destrutivos”. A referida profissional trabalha na PETROBRAS desde 2002, estando lotada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) desde 2003. Em junho de 2014, obteve o reconhecimento profissional como consultora, sendo a mesma revalidada pela companhia em 2018, ressaltamos que contra a profissional nada pesa em sua competência, conduta ou ética.

A geóloga Ana Patrícia Laier trabalha na PETROBRAS há quase 19 anos e por conta de seu destaque profissional nas áreas de Petrofísica e Perfis de Imagem foi promovida a função de consultora técnica há pouco mais de oito anos, conforme os processos de valoração profissional estabelecidos na empresa há quase vinte anos. Além dos diversos gerentes e demais profissionais que tiveram que se envolver na concessão e na revalidação periódica baseada em critérios técnicos mensuráveis de sua posição como consultora interna, Patrícia Laier tem também o reconhecimento de seus pares, na comunidade de geociências da empresa, como profissional dedicada e competente.
Enfatiza-se que nada disso mudou desde que ela passou a atuar como dirigente sindical a partir de 1 de junho de 2017, o que pode ser atestado pela recente revalidação e manutenção da sua consultoria em 2018. Patrícia Laier milita no movimento sindical com a mesma empolgação de sua atuação técnica. Garra e destemor não lhe faltam para lutar em defesa da PETROBRAS, da posse do petróleo pelos brasileiros e, em última instância, da construção de um país soberano e de economia pujante.

A história de vida de Patrícia Laier torna ainda mais inaceitável a medida tomada pela direção recém-empossada na PETROBRAS. A punição seria inaceitável para qualquer sindicalista, pois atenta contra a liberdade de organização dos trabalhadores e contra a própria democracia. No entanto, tratando-se de profissionais com competência consagrada, a FEBRAGEO tem mais motivos para expressar seu repúdio e sua indignação.

A punição de Patrícia Laier e Carla Marinho é um ultraje contra o corpo técnico da PETROBRAS, um conjunto de profissionais que ajudou a transformar esta empresa na potência industrial que garante a soberania energética do Brasil há mais de seis décadas. Ficaremos à mercê da definição de "consultorias ideologicamente alinhadas" com cada governo federal que se eleger?
A FEBRAGEO espera que tais ações sejam revistas para o bem da própria PETROBRAS.
 

São Paulo, 17 de fevereiro de 2019.

Diretoria da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO