“Rei” contra “mito”: até Roberto Carlos alfineta o governo Bolsonaro 

O cantor e compositor Roberto Carlos surpreendeu os jornalistas que participaram de sua entrevista coletiva neste domingo (17), no Rio de Janeiro. Em meio a um balanço do projeto Emoções em Alto Mar – uma série de shows realizadas há 15 anos em cruzeiros com o transatlântico Costa Favolosa –, o “Rei” aproveitou para alfinetar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Roberto Carlos

Roberto, de 77 anos, apareceu na entrevista trajando uma camisa cor de rosa, embora não esconda sua predileção pelo azul. Foi uma resposta indireta à pastora evangélica Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo Bolsonaro.

Em 2 de janeiro, ao tomar posse na pasta, Damares anunciou tempos de retrocesso: “É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa (…). O Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã”.

Na coletiva deste domingo, quando uma jornalista lhe questionou sobre o novo visual, Roberto Carlos cutucou a ministra. “Estou tentando fugir um pouco do azul porque já estava enjoando”, brincou o artista, que depois emendou: “E estou vestindo rosa, claro, porque me garanto muito como homem”.

Em outra parte da entrevista, perguntaram qual a opinião de Roberto sobre a medida do governo federal que facilita o acesso e o porte de armas de fogo. O decreto assinado em janeiro correspondeu a uma das mais inconsequentes e demagógicas promessas de campanha de Bolsonaro.

Roberto não escondeu que concorda com o direito ao porte, mas criticou a flexibilização. “Logicamente, para se ter uma arma, é preciso critérios muito rígidos, severos”, opinou.

Segundo Roberto, seu pai tinha uma arma em casa, mas a deixava trancada em uma gaveta e jamais cogitou usá-la. O próprio “Rei”, porém, não pensa em adquirir uma arma para si mesmo.

Da Redação, com agências