Maju e o racismo: a estreia da 1ª negra na bancada do Jornal Nacional 

A jornalista Maria Julia Coutinho, a Maju, fez história neste sábado (16), ao se tornar a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional. Logo na estreia, à frente do principal telejornal da TV Globo – e o de maior audiência no País –, coube a ela tratar de racismo. Foi Maju quem leu a nota do supermercado Extra sobre a criminosa morte de um rapaz negro de 19 anos, vítima de sufocamento provocado pelo golpe de um segurança do estabelecimento, no Rio de Janeiro.

Maju na bancada do Jornal Nacional

A matéria foi anunciada por Rodrigo Bocardi, que dividiu a bancada com Maju. Após a exibição da reportagem sobre o caso – que envergonhou o Brasil –, a jornalista voltou à cena: “O supermercado Extra afirmou que não aceita qualquer ato de violência e repudia qualquer forma de racismo”.

Na avaliação de Cristina Padiglione, do Telepadi (UOL), “assistir a uma negra lendo uma nota sobre um episódio que causa percepção de racismo tem um peso muito mais contundente para o público em geral – e, com certeza, muito mais constrangedor para quem faz o papel de opressor, no caso, o segurança, bem como dos defensores de sua ação. O caso provocou comoção nas redes sociais, inclusive com a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam), nascido nos Estados Unidos, a partir de casos semelhantes ao do jovem morto no Rio”.

Em entrevista ao Blog do Mauricio Stycer, antes de o programa ir ao ar. Maju avaliou o simbolismo de seu feito. “As pessoas realmente estavam carentes disso e observam que há uma chance desse quadro começar a mudar”, disse. “Tem a Zileide no JH, temos Heraldo no JN e na GloboNews… Obviamente que eu quero que chegue o tempo em que não se fale mais nisso, que sejamos confundidos. meu sonho é que, realmente, isso não seja mais notícia um dia.”

Já o Blog Sem Intervalo era só elogios. “Será apenas nos fins de semana, mas, depois do sucesso que foi essa primeira aparição, não somente pelo fato de ser mulher e negra, e sim pelo desempenho positivo da jornalista e a simpatia que faz parte dela e impregnou a noite de sábado”, registrou a blogueira Eliana Silva de Souza. “Que sábado! Provável que o JN tenha tido sua maior audiência em anos, foi muito bonito ver Maju brilhando e sendo cumprimentada pelos colegas no encerramento do jornal. Vamos aguardar para ver se vai rolar a dobradinha Maju Coutinho e Renata Vasconcellos. Um Jornal Nacional apresentado por duas grandes jornalistas, seria lindo.”