Ato em frente ao consulado defende soberania da Venezuela  

Mais de 300 militantes dos movimentos sociais marcaram presença, nesta sexta-feira à tarde (9), no Ato em Solidariedade à Venezuela, em frente ao Consulado Geral do país, em São Paulo. A manifestação foi organizada pela Frente Brasil Popular e pelo Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela. Participaram dirigentes da CTB, CUT, Intersindical, Cebrapaz, entre outras organizações dos movimentos sociais, além de representantes de partidos políticos de esquerda (PCdoB, PT, PSOL, PCB e PCO).

Ato em Solidariedade à Venezuela

“Foi um ato que reuniu lideranças políticas de diferentes organizações em defesa da soberania da Venezuela, contra a intervenção militar dos EUA e por uma solução pacífica para o conflito que abala o país”, declarou ao Portal CTB o secretário de Movimento Sindical do PCdoB e secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana.

Durante o ato, o cônsul da Venezuela em São Paulo, Manuel Vadell, afirmou que o povo venezuelano irá impedir que um novo golpe de Estado ocorra no país. “Podem contar com a unidade das Forças Armadas e do povo venezuelano, que estão firmes e fortes com o trabalho diário. Estamos vencendo e vamos vencer juntos mais essa tentativa de golpe”, disse o representante diplomático.

O cônsul alertou sobre a gravidade dos ataques ao país caribenho. “Pela primeira vez em mais de 20 anos, o governo estadunidense está dando a cara e assumindo em primeiro plano o golpe de Estado, o que não havia acontecido em outras tentativas", disse em referência à intensificação da ingerência dos Estados Unidos.

O ato, apoiado por 59 organizações e entidades, também contou com a participação do MST, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) e do Levante Popular. Nalu Faria, da Marcha Mundial das Mulheres, celebrou “o papel das mulheres venezuelanas”. Segundo ela, “temos que reforçar toda nossa solidariedade, toda nossa mobilização, não só aqui em São Paulo, mas em todo o país”.

Na quinta-feira (7), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou a carta que vai enviar à Casa Branca como forma de rejeitar a ingerência dos Estados Unidos contra a Venezuela. Na Praça Bolívar, em Caracas, o chefe de Estado também assinou o documento, subscrito por cerca de 10 milhões de venezuelanos.

“Assino pela paz, pela soberania sagrada da Venezuela em apoio ao direito à independência, à autodeterminação do povo da Venezuela”, disse Maduro. “Esta carta foi escrita pensando nas crianças e no futuro do país, no sagrado direito que temos à paz, com a convicção de autonomia”, disse o presidente venezuelano, que ressaltou que a carta é especialmente dirigida ao povo dos Estados Unidos.

Ele também pediu aos estadunidenses que acompanhem os venezuelanos na rejeição às ameaças e ações de interferência do governo dos EUA contra a Venezuela.

Com informações da CTB e do Brasil de Fato