Incêndio em CT do Flamengo deixa 10 jogadores mortos e comove o País 

Dez jogadores de base do Flamengo morreram na madrugada desta sexta-feira (8) devido a um incêndio num dos alojamentos do Centro de Treinamento Presidente George Helal, conhecido como Ninho do Urubu, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. As chamas atingiram as instalações onde dormiam atletas entre 14 e 17 anos que não residiam no Rio.

Incêndio no CT do Flamengo

Os bombeiros chegaram a dizer que todas as vítimas eram adolescentes, mas não há informações oficiais. Também não há identificação dos mortos. Três pessoas ficaram feridas (uma delas em estado grave) e estão internadas no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Trata-se de Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos; Francisco Diogo Bento Alves, 15; e Jonathan Cruz Ventura, 15.

Funcionários e médicos do clube estiveram na unidade e a expectativa é de poder transferir os meninos assim que a situação for estabilizada. O caso mais grave é o de Jonathan, que sofreu queimaduras em 40% do corpo. Às 8h40, ele foi levado às pressas para o centro cirúrgico e, anda hoje, será transferido para o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

Ao G1, um dos funcionários declarou que, por causa da chuva na noite de quarta-feira, os meninos estavam de folga. “Era o dia de folga, pra nossa sorte. Demos folga ontem [quinta] por causa da tempestade e cancelamos o treino de ontem e o de hoje [sexta]. Alguns atletas que moravam mais próximos foram pra casa”, declarou.

Os bombeiros foram acionados às 5h17. Um funcionário disse que chegava ao CT no momento em que as chamas começaram. “Chegamos pra trabalhar eram umas 6 horas, junto com bombeiros. Eu recebi um telefonema quando eu estava chegando”, disse. Imagens aéreas divulgadas pela TV Globo mostraram uma parte da área do CT completamente destruída. Por volta das 7 horas, as chamas foram controladas. Às 7h20, os bombeiros atuavam apenas no rescaldo.

“O fogo pegou exatamente no local que estavam as crianças. Não espalhou porque os bombeiros chegaram rápido. Ali tinham três ou quatro quartos. O fogo pegou na porta e reteve a passagem”, completou o funcionário. Ele não soube dizer se a sede tinha brigada de incêndio, mas afirmou que havia extintores no local – e que eles chegaram a ser usados no momento do incêndio.

De acordo com Douglas Henaut, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, só será possível saber a causa do incêndio “posteriormente pela perícia. Mas a identificação destes óbitos a perícia vai averiguar. Eram jovens, segundo informações do Flamengo”.

A Zona Oeste foi uma das regiões mais afetadas com o temporal que atingiu o Rio na quarta-feira (6). Na manhã desta sexta, o Ninho do Urubu continuava sem luz e sem água em decorrência da chuva. O CT conta com um módulo profissional, dois campos, campo de treinamento para goleiros e estruturas para musculação e fisioterapia. Suas dependências são utilizadas para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base.

O elenco principal do Flamengo tinha trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira. A equipe faria, a partir das 9h30, seu último treinamento antes do clássico contra o Fluminense, que está marcado para este sábado, pela semifinal da Taça Guanabara. A atividade transferida para o período da tarde. Com a comoção causada pela tragédia, é esperado que o Fla-Flu seja igualmente adiado.

O Fluminense, maior rival do Flamengo, foi um dos primeiros clubes a manifestar solidariedade: “O Fluminense Football Club lamenta profundamente o incêndio ocorrido no Ninho do Urubu e se solidariza com a dor do Clube de Regatas do Flamengo. Nossos pensamentos estão com as vítimas e seus familiares”. O Botafogo também se posicionou: “Que notícia triste o trágico acidente no Ninho do Urubu. O Botafogo manifesta sua solidariedade ao @Flamengo , a torcedores, a familiares e amigos das vítimas. #ForçaFlamengo”.

Diversas personalidades manifestaram pesar pelas mortes. Foi o caso da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ): “A notícia do incêndio no Ninho do Urubu e a morte de 10 pessoas é mais uma pancada, uma tristeza sem tamanho. O Rio q ainda sente a dor da perda dos q se foram nas chuvas agora recebe essa triste notícia. Toda minha solidariedade aos familiares e toda força p/ superar essa dor!”.

Da Redação, com agências