Centrais de Pernambuco articulam luta contra desmanche da Previdência 

Dirigentes das principais centrais sindicais em Pernambuco se reuniram nesta terça-feira (5), no Recife, para discutir a pauta de mobilizações contra a Reforma da Previdência. No encontro, os dirigentes defenderam uma tomada de posição contra a proposta do governo federal, que só trará prejuízos à classe trabalhadora. “Apesar de o governo alardear corte de privilégios, os trabalhadores estão preocupados com mais supressão de suas conquistas”, afirmam. 

Centrais de Pernambuco articulam luta contra desmanche da Previdência - Divulgação

Em Pernambuco, a mobilização já começa nos próximos dias com panfletagem alertando os trabalhadores e a população em geral sobre os malefícios da reforma proposta pelo governo Bolsonaro para a classe trabalhadora. No dia 15 de fevereiro próximo, às 10h, na sede do Sinpol, as centrais realizarão reunião ampliada para debater o assunto. Foi aprovada a divulgação em carros de som de "jingle" denunciando os efeitos nocivos da Reforma da Previdência às comunidades do Grande Recife, que acontecerá no mesmo horário da reunião ampliada.

Segundo o presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra, a reunião ampliada do dia 15 de fevereiro vai definir também as atividades previstas para o dia 20 de fevereiro, quando as centrais sindicais de todo o país realizarão plenárias unitárias em defesa da Previdência e contra o fim da aposentadoria. “A orientação da direção nacional é de que nessas plenárias sejam definidos o calendário e as formas de lutas para enfrentarmos as propostas do governo que fragilizem, desmontem ou reduzam o papel da Previdência Social Pública”, disse.

Participaram da reunião desta terça-feira (5), no Recife, dirigentes e representantes das centrais sindicais: Helmilton Beserra, CTB-PE; Gustavo Walfrido e Nelsão, UGT-PE; Jorge Mário, Nova Central; Cláudia e Hélio Cabral, CSP-Conlutas; Leandro, Rafael e Áureo, Intersindical/Sinpol; Carlos "Beloy" e Alyson, Força Sindical; e Paulo Rocha, CUT-PE.

Do Recife, Audicéa Rodrigues