Fox News de Bolsonaro ou TV de Edir Macedo? Como será a CNN Brasil

Será o novo canal aliado de Jair Bolsonaro? A CNN vai ser no Brasil o que a Fox News é nos Estados Unidos? O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Record, está por trás de tudo? Por que o grupo Time Warner entregou a CNN, uma marca de prestígio global, para um jornalista evangélico e um construtor de casas populares?

O jornalista Daniel Castro aborda estas questões em artigo no site Notícas da TV Veja, abaixo, alguns trechos:

CNN

Fox News de Bolsonaro ou TV de Edir Macedo? O que esperar da CNN Brasil

por Daniel Castro – Notícias da TV

A notícia de que o empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro vão lançar uma versão brasileira da CNN caiu como uma bomba no mercado. Uma parte festejou a novidade, afinal serão criados até 800 empregos em um setor que, nos últimos anos, só demitiu.

Outra parte ficou atônita e tratou de lançar dúvidas e teorias conspiratórias. Será o novo canal aliado de Jair Bolsonaro? A CNN vai ser no Brasil o que a Fox News é nos Estados Unidos? O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Record, está por trás de tudo? Por que o grupo Time Warner entregou a CNN, uma marca de prestígio global, para um jornalista evangélico e um construtor de casas populares? O que um engenheiro quer com um negócio de alto risco no setor de mídia? As operadoras de TV por assinatura, em crise, vão pagar pelo novo canal?

Primeiramente, não existem indícios de que o novo governo participou da gestação da CNN Brasil, mas não há dúvidas de que se beneficiará dela, mesmo que seja apenas com o efeito que sua criação pode causar na concorrência.

Partidários de Bolsonaro estão vendo no empreendimento uma oportunidade de confrontar o jornalismo praticado pela Globo, de "quebrar" a GloboNews, que há 22 anos monopoliza a informação na TV paga brasileira. Exagero. Se a CNN Brasil vier a ser uma concorrente de fato da GloboNews, já prestará um bom serviço.

Dono da construtora MRV e do banco Inter, o engenheiro Rubens Menin Teixeira de Souza, 62 anos, não esconde sua simpatia e torcida pelo novo presidente, embora tenha entrado para a lista dos bilionários da Forbes, com uma fortuna de quase US$ 2 bilhões (R$ 7,4 bilhões), turbinado pelos contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, um cartão de visitas do PT. O self-made-man Menin e sua MRV passaram pela Operação Lava Jato.

(…)

Na segunda-feira (14), Menin anunciou sua entrada no mundo do mídia com um post no Twitter. Não é preciso grande esforço para ver seu discurso "alinhado" com o novo texto de Brasília.

"Sabendo da importância de uma imprensa livre e independente, pautada pela ética e responsabilidade, que trata os fatos de maneira construtiva, pretendemos protagonizar a construção de um país melhor e ampliar a sua visibilidade ao mundo com informações relevantes. Novos tempos virão!", escreveu.

Biógrafo do bispo

O dono da maior construtora de casas e apartamentos do país terá como único sócio na empreitada midiática o jornalista Douglas Tavolaro, que também na segunda (14) surpreendeu o mercado ao anunciar seu desligamento da Record, onde era vice-presidente de Jornalismo desde 2009.

Ninguém esperava que Tavolaro deixasse a emissora, já que tem uma relação muito próxima com Edir Macedo: foi autor de quatro livros sobre o religioso e produtor executivo da cinebiografia do bispo, Nada a Perder.

Pessoas próximas de Tavolaro, no entanto, relatam que ele já vinha manifestando insatisfação com a emissora. Apenas fiel da Igreja Universal (não um membro de sua hierarquia) e em segundo casamento, o que evangélicos não toleram, Tavolaro não via chances de se tornar CEO da Record.

(…)

Outro ponto crucial nessas conjecturas é a liberdade editorial que a CNN brasileira terá em relação à CNN norte-americana. Poderá a CNN Brasil virar uma Fox News, o que seria uma afronta a Atlanta?

Profissionais que acompanharam as negociações dizem que, sim, isso é possível (embora não desejável), porque a CNN Brasil terá total liberdade editorial.

(…)

Além de marca, conceitos e conteúdo internacional, a CNN Brasil receberá da americana a estrutura de distribuição no Brasil. A programadora Turner já tem contratos com as operadoras de TV paga prevendo um canal de notícias brasileiro.

Mas nada garante essa distribuição muito menos remuneração de alguns centavos por cada assinante alcançado pelo novo canal. A CNN de Douglas Tavolaro e Rubens Menin terá a dura tarefa de arrancar dinheiro das operadoras, cada vez mais empenhadas em reduzir seus custos e se tornarem mais competitivas diante do streaming.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra