SP: Tucano citado na Máfia da Merenda cuidará da compra de merenda

Rodrigo da Silva Pimenta, que chegou a admitir que cometeu irregularidades ligadas à chamada máfia da merenda, ganhou uma promoção do governador João Doria e agora, além de ter o salário triplicado, chefiará o departamento que cuida de todas as licitações e fornecedores de escolas, inclusive as de merenda

merenda

Valeu a pena para Rodrigo da Silva Pimenta ter cometido fraude em contratos de fornecimento de suco de laranja para escolas estaduais em 2013 quando era diretor do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno. Logo em seu primeiro mês de mandato, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), promoveu o servidor e triplicou seu salário. Ele agora será chefe de gabinete da Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

Como chefe de gabinete, Pimenta será o responsável por todas as licitações e fornecedores das escolas públicas estaduais e cuidará de contratos como, por exemplo, de compra de merenda escolar. E disso ele entende.

O servidor teve envolvimento direto na chamada “máfia da merenda”, nome como ficou conhecido o esquema de corrupção no governo Alckmin que consistia no desvio de milhões em recursos para a merenda escolar e pagamento de propina a agentes do governo. O próprio Pimenta, em 2016, durante a CPI da Merenda na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), admitiu que cometeu irregularidades ligadas ao caso.

“Deputada, respondendo diretamente à senhora isso é um ato irregular, não deveria ter feito. É um ato irregular. Cometi um ato irregular”, disse à deputada Beth Sahão (PT), ao que foi respondido pela parlamentar. “Não, é fraude. Me desculpe. Isso é fraude. A fraude não mudou de nome. É um processo irregular, o senhor me perdoe”.

Até mesmo deputados tucanos, à época, o questionaram e incluíram seu nome em uma lista da CPI que apontava os servidores ligados à fraude. O servidor, à nível de contextualização, é filiado ao PSDB.

E não é só Pimenta que veio da máfia da merenda direto para o governo Doria. Apontado como um dos principais beneficiados pelo esquema de desvio de recursos da merenda, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) também ganhou cargo no novo governo tucano: ele será diretor do Procon.

Esta não é a primeira polêmica na qual o tucano João Doria se envolve tendo a merenda como tema. No breve período de um ano e três meses em que foi prefeito de São Paulo, sua gestão protagonizou escândalos como a promessa de oferecer a chamada Farinata, apelidada de "ração humana", na merenda dos alunos de escolas da prefeitura. Outro episódio rumoroso foi quando crianças de uma creche da prefeitura tiveram as mãos marcadas com canetinha para não repetirem a merenda. Na ocasião, professoras da rede municipal confirmaram a informação de que a prefeitura estaria dando ordens para não deixar os alunos repetirem a refeição. A gestão Doria também suspendeu a compra de alimentos orgânicos para a merenda escolar, passando por cima da Lei Municipal nº 16.140, de 17 de março de 2015, que dispõe sobre obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.

Com informações da Revista Forum. Clique aqui para ler a matéria na íntegra