Izolda Cela: A criança é o Messias do homem

“Há possibilidade real de superação de enredos muito tristes que, infelizmente, ainda capturam milhares de jovens em nosso País. Não é fácil, mas é possível. Não é tarefa de rápida resolução, é de longo prazo. Não se enfrenta através de uma só frente, é serviço que deve mobilizar o Estado, em sua ampla institucionalidade, e também a sociedade em geral, em sua intransferível responsabilidade”.

Por * Izolda Cela

Izolda Cela

Muitos repararam, outros nem tanto. Mas a cerimônia de posse deste governo estadual para a gestão 2019-2022 teve a participação especialíssima de crianças. Foram elas que conduziram o cerimonial, nos encantaram com música, dança ou simplesmente com a integridade própria dos anos da infância que mobiliza teimosamente a nossa esperança na humanidade, no devir. A criança é o Messias do homem, são as palavras bem ditas de Cora Coralina.

Elas não estavam lá simplesmente por seus óbvios atributos. Aquela presença representa uma permanente convocação. Seremos uma sociedade melhor na medida em que sejamos capazes de cuidar bem da infância, desde os pequeninos, preferencialmente ainda no período da gestação. A convocação vem pela força que têm os primeiros anos na vida da pessoa. Cuidados, estímulos e a dose necessária de afetos são ingredientes indispensáveis para elevar a chance de um adulto com melhor capacidade de aprender, de conviver pacificamente, de trabalhar e ter mais saúde. Não é uma suposição. É evidência científica.

A desestruturação da família afetada pela indignidade da extrema pobreza e/ou pelos diversos níveis de abandono apresenta uma fatura muito alta para crianças e adolescentes, que são pessoas em desenvolvimento. Uma fatura que retorna com força dramática para a sociedade. Então, aquela presença representa também a necessária afirmação de compromisso com a infância e a juventude. Algumas daquelas crianças, e tantas outras, são prova viva daquilo que uma boa oportunidade pode representar para se ter uma perspectiva de vida melhor. Há possibilidade real de superação de enredos muito tristes que, infelizmente, ainda capturam milhares de jovens em nosso País. Não é fácil, mas é possível. Não é tarefa de rápida resolução, é de longo prazo. Não se enfrenta através de uma só frente, é serviço que deve mobilizar o Estado, em sua ampla institucionalidade, e também a sociedade em geral, em sua intransferível responsabilidade. Um dos vetores de força e alcance para abraçar a infância e a adolescência é a boa escola.

Vamos nos desafiar para afirmar: aqui, no Ceará, nem 1 aluno fora da Escola. E continuar determinados na construção de uma escola que promova aprendizagem, formação socioemocional, preparação para o trabalho e para o projeto de vida. Discernimento e renovada energia para os que põem a mão neste honroso serviço.

*Izolda Cela é vice-governadora do Ceará.

As opiniões aqui expostas não representam necessariamente a opinião do Portal Vermelho.